TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO PEDAGÓGICO,SOCIEDADE E CURRÍCULO

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PENSAMENTO PEDAGÓGICO, SOCIEDADE E CURRÍCULO

[pic 3]

São José dos Campos

                                                          2007

PENSAMENTO PEDAGÓGICO,SOCIEDADE E CURRÍCULO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pensamento pedagógico, sociedade e currículo.

Orientador: Prof.Edilaine vagula

São José dos Campos

2007

Currículo e prática docente na escola”

O currículo é muito importante porque ele é idealizado a partir do conhecimento e a teoria educacional, baseada também no meio cultural pressupostos e que se começa a trabalhar os conteudos básicos que fazem parte do conhecimento a ser transmitido pelo professor ao seu aluno, levando em consideração que o currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e a educação; entre a teoria e as idéias, suposições e aspirações, as práticas possíveis, dadas em determinadas condições.

A palavra currículo tem origem da palavra latina currere,que se refere a carreira, a um percurso que deve ser realizado e por apresentação ou por representação, pois a escolaridade é um precursor para os alunos (as) e o currílulo é o caminho a ser trilhado, seu coteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade.

Assim, as propostas currílulares, fazem parte do processo de deslocamento de um percurso de uma área a se constituir no primeiro elo de uma cadeia de recontextualização de sucessivas no processo de produção do conhecimento escolar.

O currículo vem desde da primeira escola no Brasil desde lá vem sendo aprimorado e melhorado e analizado, pois o currículo a cada ano é examinano cuidadosamente e analisando seus pontos que deram certo em sala de aula com os professores e os pontos que não fizeram progresso.

O currículo pode ser dividido em três partes: o currículo formal que se refere ao estabelecido pelo sistema de ensino; o outro é o currículo real que são os acontecimentos diarios do professor e o seu aluno no processo de aprendizagem; o outro é o currículo oculto que é utilizado para dedomimar as influêncioas que afetam o processo de aprendizagem do aluno .

Assim, o currículo não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social e cultual mas também é expressão do equilíbrio de interesses e forças que atuam no sistema educativo em um certo momento.

O currículotenta atender a certa clientela de alunos já que tem um papel muito importante, pois é a referência do educador em sala de aula, ele é quem mostra ao docente o caminho a ser seguido para a aplicação dos conteúdos  necessários no dia a dia de seu aluno em sala de aula.

O aluno é visto como um ser individual, dotado de uma identidade pessoal que  precisa ser descoberta, construída e ensinada; e o professor  tem a função de propiciar  experiencias gratificantes, de modo adesenvolver seu processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com