TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vitima de traumas

Por:   •  19/5/2015  •  Artigo  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR REZENDE & POTRICH

FACULDADE MINEIRENSE - FAMA

CURSO DIREITO

“A vítima e o trauma psíquico”

JUCIENE SANTOS PEREIRA

MINEIROS-GO

MAIO - 20015

JUCIENE SANTOS PEREIRA

“A vítima e o trauma psíquico”

                                                                       Trabalho apresentado em cumprimento                 das exigências da disciplina Metodologia Científica do curso de Bacharelado em Direito.

                                  Prof: Ricardo Nunes

MINEIROS-GO

MAIO - 2015

Sumário

Resumo        

1.0 Introdução        

2.0 Objetivos        

2.1 Objetivo Geral        

2.2 Objetivo especifico        

3.0 Metodologia        

4.0 Revisão Bibliográfica        

4.1 Transtorno de Estresse Pós-Traumático        

4.2 Feridas do Passado        

4.3 Violência e Violação do Espaço Mental        

4.4 Sexualidade e Silêncio        

4.5 Trauma no presente e no passado        

4.6 A mente do Agressor        

4.7 Sobre o Tratamento        

CONCLUSÃO        

5.0 Referências Bibliográficas        

Resumo

Este trabalho busca abordar a noção do trauma psíquico em vítimas de abuso sexual, transtornos pós traumáticos, em sua amplitude, a partir do olhar de uma sociedade que vivência diariamente situações envolvendo traumas, sejam eles físicos, psíquicos, advindo das diversas formas de agressão ao indivíduo. Tratase de tentar buscar um entendimento mínimo de como se porta uma pessoa que acabará de passar por certo tipo de trauma, porque muitas vítimas se calam? O que o estado tem feito para amparar essas agressões aos indivíduos.

        Mesmo não sendo tão divulgado por parte da mídia em geral, traumas são cada vez mais evidentes em meio as famílias brasileiras.

1.0 Introdução

Partindo da análise feita de todos os assuntos inseridos ao tema, irei falar sobre a vítima e o trauma psíquico, explicando de início uma breve introdução para poder então entrar nos temas referidos: Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Feridas do passado; Violência e violação do espaço mental; Sexualidade e silêncio; Trauma no presente e no passado; a mente do agressor e sobre o tratamento.

Expondo ao final, sobre os aspectos gerais e específicos que envolvem a vida da vítima de violência, enfatizando a importância do tratamento, para que não haja omissão de denúncia e para que a vítima possa viver com normalidade.

 Existem muitos fatores determinantes para o dano psíquico, gerados na vítima através da violência; entretanto, os aspectos subjetivos são os que mais contribuem para entender a gravidade do ato, pois o que para uns não foi nada, para outros foi tudo ou o fim de tudo.

É relativo a questão de vítimas de crueldade terem ou não uma vida normal, visto que muitas delas, por exemplo, as vítimas do Holocausto, mesmo tendo dentro de si, dores muito fortes, conseguiram recompor suas vidas e darem um rumo a elas.

A psicanálise, por ter então, como finalidade a compreensão e a terapêutica da mente humana, empenha-se no estudo do impacto psíquico da violência como gerador de graves patologias atuais.

 

2.0 Objetivos

2.1 Objetivo Geral

        

Levar ao conhecimento da sociedade acadêmica as mais diversas situações decorrentes de traumas envolvendo as mais diversas formas de agressão.

2.2 Objetivo especifico

        Detalhar de forma mais abrangente possível, o tema supra citados, mostrando as mais diversas formas de traumas existente em meio a nossa sociedade, e tentar buscar um entendimento pacifico de suas ocorrências.

3.0 Metodologia

        O presente trabalho é uma base para a realização futura do Trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Direito da Faculdade Mineirense FAMA.

      O estudo em questão está sendo realizado no município de Mineiros região sudoeste do Estado de Goiás, com base bibliográfica em: TCC’s, monografias, teses de mestrado dentre outros dispositivos, bem como biblioteca e internet

          A duração deste trabalho preliminar foi de 45 (quarenta e cinco dias) de pesquisa e montagem de texto técnico, e sua conclusão será de até 4 (quatro) anos.

4.0 Revisão Bibliográfica

4.1 Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Em se tratando de violência direta ou indireta, algumas pessoas podem apresentar diversos transtornos mentais, sendo a ansiedade e a depressão o mais comum entre eles.

O transtorno de estresse pós-traumático, é uma psicopatologia em que se estende a eventos traumáticos em reações da vítima. Já o fato traumático desencadeante da doença resulta em uma série variável de perturbações de natureza psicológicas, biológicas e sociais.

Em relação a dimensão intrusiva, o transtorno de estresse pós traumático já foi considerado uma patologia da memória, que consiste no fato de que a pessoa não consegue esquecer o trauma, passando a revivê-lo e a evitá-lo mediante tudo aquilo que o fazer lembrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com