TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRATIVAS

Por:   •  15/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DIREITO ADMINISTRATIVO

CONCEITO: É o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes, as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.

FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO: são as que auxiliam em sua formulação

-LEI: em sentido amplo é considerada fonte primária do dir. administrativo

-DOUTRINA: pelo sistema teórico de princípios aplicáveis

- JURISPRUDENCIA: representada pela reiteração dos julgados sobre um mesmo tema em um mesmo sentido

ADM. PUBLICA:

Com A maiúsculo: sujeito

Com a minúsculo: atividade administrativa

ATIVIDADE ADMINISTRATIVA: representa um ‘munus’ público caracterizando-se como um dever de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade.

REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO: trata-se de um ordenamento jurídico especifico sobre as relações jurídicas que o Estado for parte no exercício da função eminentemente administrativo. Composto por princípios e regras que atribuem a Administração um patamar de superioridade, considerando que esta preserva sempre o interesse público.

PRINCIPIOS MÍNIMOS DA ADMINISTRAÇAO PÚBLICA:

Legalidade

Impessoalidade

Moralidade

Publicidade

Eficiência

-Princ. Da legalidade: podemos afirmar neste princípio que o Estado só faz aquilo que a lei determinar, ou seja, deve ser encarado sob duas óticas a primeira do particular que significa a permissão para realização de qualquer conduta que não defesa em lei, já o sob a ótica do administrador a legalidade se apresenta como um mandamento da conduta, pois so permite fazer o que a lei autoriza ou determina.

-Princ. Da impessoalidade: o agir da pessoa pública não se confunde com a pessoa física do agente, até porque este age com base na lei tendo essa característica de ser genérica, visto que o agir da administração pública não pode prejudicar ou beneficiar o cidadão individualmente considerado. Impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal e o fim legal é unicamente aquele que atinge o bem da coletividade.

-Princ. Da moralidade: a administração pública impõe ao agente público que pratica o ato administrativo um comportamento ético, jurídico, adequado. Não  basta a simples previsão legal que autorize o agir da adm. Publica, é necessário que além de legal, o ato administrativo também seja aceitável do ponto de vista ético-moral.

-Princ. Da publicidade: diz respeito à imposição legal da divulgação no órgão oficial (diário oficial da união, municípios) do ato administrativo.

-Princ. Da eficiência:  presteza, rendimento, perfeição e eficácia.

- Autotutela: estabelece que a administração pode controlar seus próprios atos, anulando-os por vício de legalidade ou revogando-os por conveniência e oportunidade, para isto conta com um mecanismo que possui duas espécies de controle:

ANULAÇÃO: possui caráter retroativo, ou seja, o ato administrativo é retirado do mundo jurídico como se nunca tivesse existido (ex tunc)

REVOGAÇÃO: produz efeitos ex nunc, ou seja, o ato administrativo continua a produzir seus efeitos durante o período em que permaneceu vigente

Princ. Da motivação: este princípio impõe o administrador o dever de justificar seus atos apontando fundamentos jurídicos e fáticos que o levaram à providência tomada

Princ. Do contraditório: dar oportunidade de participar do processo de forma efetiva, de modo a poder influenciar na decisão do julgador.

Princ. Da ampla-defesa: constitui em duas coisas aceto-defesa (interesse faz em si) + defesa técnica (provida por aptidão técnica).

Princ. Da razoabilidade: visa proibir o excesso no sentido de aferir a compatibilidade entre meios e fins de modo a evitar restrições desnecessárias ou abusivas por parte da Administração Pública, com lesão aos direitos fundamentais, ou seja, veda a imposição pelo poder público de obrigação e sanção em grau superior aqueles estritamente necessárias ao atendimento do interesse público, assim se o administrador adotar medida manifestamente inadequada para alcançar finalidade da norma, estará agindo em detrimento do princípio da razoabilidade.

Princ. Da proporcionalidade: traduz uma ideia de equilíbrio entre os meios utilizados pela administração e os fins que ela deseja alcançar.

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO: são instrumentos/ mecanismos pelos quais a administração realiza a persecução aos interesses públicos.

PODERES ADMINISTRATIVOS É DIFERENTE QUE PODERES DO ESTADO

CARACTERISTICAS:

-Trata-se de obrigação e não mera faculdade

- São irrenunciáveis

- Estão condicionados aos limites legais, inclusive quanto a regra de competência

-Sofrem a incidência do princípio geral do direito que estabelece que o administrador hoje não pode criar obstáculos para o administrador do futuro.

O USO DO PODER: seu uso normal configura uma prerrogativa desde que atenda as normas legais, tem que estar de acordo com a moral da instituição e observa sua finalidade que esteja utilizada na busca do interesse público.

O ABUSO DO PODER: se verifica quando o administrador age com excesso de rigor ultrapassando os limites de suas atribuições previstas em lei.

ABUSO DO PODER POR OMISSÃO: trata-se de um não fazer do administrador, considerando que o mesmo tem o dever de agir no momento em que se omite configura também abuso do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com