TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade da Região da Campanha (URCAMP)

Antropologia Jurídica

1° Semestre

Resenha(s):

O Despertar da Antropologia Jurídica – Thaís Colaço

Por uma Antropologia do Direito, no Brasil – Roberto Kant

Nome do(a) aluno(a): Carine Mazui Farias


O Despertar da Antropologia Jurídica

O livro “Elementos de Antropologia Jurídica” foi escrito por Thais Luzia Colaço, e publicado pela editora “Conceito Editorial”, no qual se destaca principalmente o primeiro capítulo “O Despertar da Antropologia Jurídica”.

A palavra Antropologia vem de antropos que significa estudo, ou seja, estudo do homem; e cultura vem de duas palavras uma de origem francesa Civilization, e outra de origem germânica Kultur.

A Antropologia se originou na etnografia e na etnologia, visando a “Unificar teórica e metodologicamente” a realidade humana, pois é através desta ciência que conseguiremos aprimorar mais o nosso conhecimento sobre todos os povos.

A Antropologia Jurídica dedica-se ao estudo do Direito das sociedades “simples”, das instituições de Direito da sociedade contemporânea, do Direito comparado e do pluralismo jurídico com a sua teoria que favoreceu a aceitação da existência de um Direito entre os povos ágrafos, ou seja, os povos sem escrita.

Portanto, a Antropologia Jurídica, é muito importante no que se refere ao âmbito do ensino sobre cultura e pesquisa nos cursos de Direito, pois isto gera um enriquecimento de informações, que certamente despertará a curiosidade sobre a nossa origem e o nosso passado, acabando por sua vez, a fluir sobre um aspecto positivo aos acadêmicos.

 


Por uma Antropologia do Direito, no Brasil

O livro “Ensaios de Antropologia e de Direito” foi escrito por Robert Kant de Lima, e publicado pela editora Lumen Juris, onde se destaca principalmente o primeiro capítulo “Por uma Antropologia do Direito, no Brasil”.

A Antropologia como disciplina, teve por objetivo explicar as diferenças entre as diversas sociedades e suas instituições bem como a comparação em torno do saber antropológico.

Isso explica segundo os fenômenos das Ciências Sociais, que a Economia, a Religião, o Parentesco, a Política, e o Direito, nada têm a ver com o que acreditamos que seja, por exemplo, o Parentesco não tem nada a ver com instintos naturais, relações de sangue, enfim... A Antropologia está interligada com a psicanálise, elas estão em busca do entendimento do “eu” e do “outro” para fins de entender a si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com