TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese sobre o filme "A primeira vista"

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  4.736 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

UNIDADE I

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I

PROFESSORA:

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ALUNOS:

Santo André

26 de Setembro de 2012

Sumário

Atividade Prática Supervisionada

Etapa I: Sentindo o mundo__________________________________________________ 3

Etapa II: Síntese sobre o filme “A Primeira vista”. ______________________________4

Referências Bibliográficas______________________________________________________________5

Sentindo o mundo

Para nos relacionar com o mundo externo, temos milhares de sensores pelo nosso corpo, que captam a informação que recebemos que seriam os estímulos externos. Antes de entender a informação recebida, temos a sensação que detecta a energia física recebida e é codificada como sinais neurais. A sensação é o estímulo recebido percebido pelos órgãos sensoriais, estes ligados ao sistema nervoso central, que irá levar as informações recebidas ao cérebro; aonde se iniciará o processo de percepção.

A diferença entre sensação e percepção é que, a sensação é uma reação do corpo a um estímulo externo, e a percepção é a função cerebral que irá ligar o estímulo a um significado, baseado em experiências passadas.

A transdução é um processo de conversão de energia do estímulo externo em impulsos nervosos, esses impulsos são direcionados ao Sistema Nervoso Central através dos neurônios aferentes, que seriam as mensagens neurais.

Se tratando de visão, para que percebamos a luz que vem de um objeto, a luz atravessa a córnea e a lente do olho e chega à retina, a partir disso, ela é convertida em impulsos elétricos, que são levados ao córtex visual de associação através dos nervos e vias ópticas.

Para ver o mundo e vê-lo em cores, usamos os cones e bastonetes, estes são células fotossensitivas que formam uma camada na retina (a retina possui várias camadas, entre elas também se encontram os neurônios bipolares).

Essas duas células estão juntas, ligadas por um cordão que vai para uma fibra nervosa.

Os cones são os responsáveis pela distinção de cores. Nos cones contém três substâncias químicas diferentes que respondem a luz vermelha, amarelo-verde e azul-violeta; as outras cores são enxergadas como uma combinação dessas cores.

Já os bastonetes, são responsáveis pela luz. Eles são importantes para a visão noturna. Com os bastonetes é visto tudo em tons de cinza. È necessário o trabalho dos cones e bastonetes juntos para que possamos ver luzes e cores.

Para ler um livro, sentir o cheiro de um alimento ou até mesmo para sentir o abraço de alguém especial, precisamos dos nossos sensores, sem eles não poderíamos compreender o mundo fora do nosso corpo.

Nosso relacionamento com o mundo está baseado e repleto desses grandes processos sensoriais, senão de que outros modos poderiam sentir o mundo a nossa volta?

“A primeira vista”

O filme “À primeira vista” do roteirista Irwin Winkler, conta a história de um deficiente visual chamado Virgil, que teve um problema de catarata congênita na infância, e acabou perdendo totalmente a visão aos três anos. Desde então, usa seus outros sentidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com