TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE O FILME 1984 – CONCEITO DE TOTALITARISMO, DEMOCRACIA E DITADURA

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE SOBRE O FILME 1984 – CONCEITO DE TOTALITARISMO, DEMOCRACIA E DITADURA

O filme 1984 mostra o cenário depois da guerra atômica, e relata também um país onde todos viviam em um regime totalitarista. A figura do Big Brother, o grande irmão, representa o controle que o governante tem sobre as pessoas. Em todo lugar, a todo o momento, todos eram observados pelo Grande Irmão. O casal Julia e Smith se apaixonaram, porém não poderiam viver esse amor, pois em um regime totalitário, que era o que eles viviam, os sentimentos e as emoções não eram intoleráveis.

O regime totalitário é marcado pela extensão do poder do estado à todos os níveis da sociedade. O homem é servo do Estado.  Todo o poder se encontra nas mãos do governante, dessa maneira não há eleições, existe total censura e controle dos meios de comunicação e há uma intensa utilização da força militar para repreender os cidadãos e reprimir qualquer oposição ao governo.

Além do totalitarismo também pode-se citar, como regimes políticos, a ditadura e a democracia. Neste primeiro o governante exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, impondo sua vontade à todos, sem o direito de resistência. Na ditadura não existe respeito à divisão dos poderes. O governante costuma exercer todos eles. s governos ditatoriais costumam apoiar seu poder no uso das forças armadas.

A democracia é caracterizada como o governo em que o povo exerce a soberania. O governante é escolhido pelo povo por meio de eleições periódicas, dessa forma o governante nada mais e do que um representante dos interesses dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com