TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS de antropologia

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Atividade Prática Supervisionada – APS de Antropologia Social

Professor: Drd. Fabrício Emerick Soares

Carga-horária integralizada: 03 horas

Data da entrega: 01/04/2015

Valor: 05 pontos

Aluno(a):  Naara Mendonça Sales

Questão Única: Tendo como base o material de Antropologia Social (apostila) e as reflexões realizadas em sala de aula, conceitue os seguintes termos, a saber:

Etnocentrismo:

Etnocentrismo é uma visão do mundo onde a nossa própria cultura ou grupo são tomados como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de enxergar a diferença. Como exemplo, o grupo do "eu", faz então, da sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa e o grupo do "outro" fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou ininteligível.

Antropologia:

Antropologia, basicamente é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução física, social ou cultural, ou seja, é o estudo do ser humano, de suas línguas, costumes, hábitos, obras, modos de fazer, pensar, agir, história, conhecimento, formas de conservar e de transmitir conhecimentos.

Alteridade:

A alteridade nos ajuda a reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro". Uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com