TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FISSURAS LABIOPALATINAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  6/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA – UNIVAR

FISSURAS LABIOPALATINAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

KARLA PEREIRA NERES

Barra do Garças – MT, outubro de 2021.

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA – UNIVAR

FISSURAS LABIOPALATINAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

KARLA PEREIRA NERES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito parcial para obtenção do título de bacharel em odontologia pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia, sob orientação do Professor Dr André Luís Gunther Lima.  

Barra do Garças – MT, outubro de 2021.

FISSURAS LABIOPALATINAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Karla Pereira Neres[1]

André Luís Gunther Lima [2]

RESUMO

As fissuras labiopalatinas são deformidades congênitas, que são identificadas pela presença de fissuras no osso ou na área da mucosa da abóbada palatina, que podem ser íntegras e completas. O objetivo do tratamento é melhorar e permitir que as crianças tenham uma vida normal, por meio da ajuda e orientação dos pais, proporcionando nutrição, estimulação sensorial e harmonia com a família. A motivação para esta pesquisa veio do interesse da autora pelo tema e da relevância do trabalho. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotado o método descritivo, com abordagem descritiva. Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer conhecimento científico sobre o cuidado à criança com fissura labiopalatina, a fim de orientar os profissionais de enfermagem a solucionar os questionamentos encontrados no processo de enfermagem e na interação com os familiares desses pacientes. Se o profissional deseja sucesso no tratamento de crianças fissuradas, precisa-se de uma equipe profissional multidisciplinar para fazer o tratamento prosseguir simultaneamente e chegar ao fim do tratamento.

Palavras-Chave: Fissura lábio palatal. Tratamento. Odontologia.

ABSTRACT

Cleft lip and palate are congenital deformities, which are identified by the presence of clefts in the bone or in the mucosal area of ​​the palatine vault, which can be complete and complete. The aim of the treatment is to improve and allow children to have a normal life, through the help and guidance of their parents, providing nutrition, sensory stimulation and harmony with the family. The motivation for this research came from the author's interest in the topic and the relevance of the work. For the development of this study, the descriptive method was adopted, with a descriptive approach. Therefore, the objective of this work is to provide scientific knowledge about the care of children with cleft lip and palate, in order to guide nursing professionals to solve the questions found in the nursing process and in the interaction with the families of these patients. If the professional wants success in the treatment of cleft children, a multidisciplinary professional team is needed to make the treatment proceed simultaneously and reach the end of the treatment.

Keywords: Cleft lip and palate. Treatment. Dentistry.

1 INTRODUÇÃO

As fissuras labiopalatinas são deformidades congênitas, que são identificadas pela presença de fissuras no osso ou na área da mucosa da abóbada palatina, que podem ser íntegras e completas. Portanto, o primeiro desafio da criança com fissura labiopalatina congênita é que seu cotidiano é perturbado, sendo o maior desafio a dificuldade de alimentação, que pode facilmente levar à desnutrição, anemia, pneumonia aspirativa e infecções de repetição (ALMEIDA et al., 2017).

O objetivo do tratamento é melhorar e permitir que as crianças tenham uma vida normal, por meio da ajuda e orientação dos pais, proporcionando nutrição, estimulação sensorial e harmonia com a família. Para buscar uma assistência adequada às crianças portadoras dessa patologia, a equipe multiprofissional busca formação técnica, sensibilidade e habilidades para poder perceber e intervir nos aspectos biológicos, psicossociais e espirituais da criança e da família (SANTOS; OLIVEIRA, 2021).

Para obter um tratamento eficaz, deve ser realizado por equipe multidisciplinar, incluindo obstetras, ginecologistas, geneticistas, cirurgiões plásticos, pediatras, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e dentistas. Portanto, a enfermagem e essa equipe multiprofissional participam ativamente do processo de reabilitação, com o objetivo de integrar os pacientes para garantir a continuidade do tratamento (SANTOS; LIMA; SILVA, 2017).

A motivação para esta pesquisa veio do interesse da autora pelo tema e da relevância do trabalho. Além disso, essa é uma área de extrema importância, pois os casos de parto com FLP são muito comuns. Além da orientação dos pais e da equipe multiprofissional, o trabalho fonoaudiológico é fundamental para promover o desenvolvimento e a recuperação das alterações causadas pelo FLP.

Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer conhecimento científico sobre o cuidado à criança com fissura labiopalatina, a fim de orientar os profissionais de enfermagem a solucionar os questionamentos encontrados no processo de enfermagem e na interação com os familiares desses pacientes.

2. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste estudo foi adotado o método descritivo, com abordagem descritiva. Para Segundo Gil (1999) a pesquisas descritiva tem por objetivo descrever características de um fenômeno e adotam uma técnica padronizada para coletar dados.

Triviños (1987) afirma que a descrição descritiva busca captar a aparência do fenômeno e sua essência. Busca também explicar a origem, relações e mudanças e tenta intuir suas consequências.

Para Lakatos e Marconi (2007) este tipo de pesquisa é definido como o levantamento, seleção e documentação da bibliografia que já foi publicada sobre o tema e possibilita que o pesquisador entre em contato com estes materiais e aprofunde os conhecimentos sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (613.3 Kb)   docx (546 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com