TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORIENTAÇÕES NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  23/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

 

RESUMO: Este manual subsidiará a construção do paper para ser apresentado ao final da disciplina com a finalidade de facilitar o processo de orientação.

PALAVRAS-CHAVE: Artigo. Pesquisa. Conhecimento Científico.

  1. O QUE É O ARTIGO CIENTÍFICO?

        O artigo é o resultado do processo de conhecimento viabilizado a partir da elaboração do projeto de pesquisa científica, sua execução, análise e achados. A finalidade do artigo é a divulgação em um formato claro e objetivo, onde deverá ser contemplado o problema da pesquisa, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos, os resultados e à discussão. A linguagem do artigo deverá privilegiar algumas características, tais como: objetividade, clareza, precisão, coerência, capacidade argumentativa com adensamento teórico, vocábulos técnicos atualizados. Preferencialmente uso da impessoalidade (3ª pessoa do singular). Aconselha-se revisão minunciosa gramatical, evitando frases soltas, curtas ou demasiadamente longas. A cada novo argumento e/ou assunto, usa-se novo parágrafo. Total mínimo e máximo de páginas deverá ser respectivamente entre 8 e 12.

        

  1. ESTRUTURA DO ARTIGO 

O artigo possui a seguinte estrutura:

TÍTULO

Autor

Epígrafe (optativa)

RESUMO/ ABSTRACT (Preferencialmente Inglês e/ou Espanhol)

Palavras-chave: evitar repetir a palavra chave no título

Conteúdo (Introdução, desenvolvimento, resultados, discussão e considerações)

REFERÊNCIAS

2.1 TÍTULO DO ARTIGO

        

Sugere-se que possa corresponder a temática, ao problema e ao objetivo da realização da pesquisa, com formato criativo e atrativo. Deverá aparecer em negrito centralizado na página.

2.2 AUTOR

O autor do artigo aparecerá do centro para a margem direita, estando na nota de rodapé o seu mini-curriculum com ênfase na titulação, além do endereço eletrônico para contato. Além disto, deverá aparecer o nome do orientador de referência.

2. 3 EPÍGRAFE

É facultativo e servirá para expressar conteúdo alusivo ao problematizado no artigo.

2.4 RESUMO e ABSTRACT

        Texto sintético onde se apresenta o objetivo do artigo, a metodologia adotada, os resultados alcançados e a discussão.  O Abstract é o resumo traduzido para o inglês e ou espanhol e deverá ter o mesmo conteúdo do resumo em língua do texto.

2.5 PALAVRAS-CHAVE:

        São palavras que ilustram a temática central, bem como os conceitos chaves do texto do artigo, sendo que servem para indexar o mesmo, até 3  palavras que devem ser separadas por ponto e finalizadas também com ponto. As Palavras-chave em língua estrangeira são as mesmas palavras-chave da língua vernácula

2. 6 CORPO DO ARTIGO:

No desenvolvimento do trabalho deve constar a exposição ordenada do assunto tratado com avaliação de resultados, subtítulos em negrito recuados à margem esquerda.

Espaçamento do texto- 1,5

Fonte - ARIAL. Utiliza-se fonte tamanho 12 para o texto; e menor para as citações longas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Não se deve usar, para efeito de alinhamento, barras ou outros sinais, na margem lateral do texto.

 

Ilustrações e tabelas- (Desenhos, esquemas, fotografias, fluxogramas, gráficos, mapas, quadros, organogramas ou imagens) que ilustram de forma a otimizar o assunto abordado, sendo a ilustração introduzida e comentada na seqüência.  As ilustrações são numeradas e tituladas, com índice próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (132.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com