TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE VIRTUAL

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

1-

A presença de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato da Polícia Federal na linha de frente de diversos projetos da cadeia do pré-sal torna a situação dos trabalhadores bastante difícil. Um relatório elaborado pela Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Fenatracop) aponta que as demissões já atingiram pelo menos 20.116 mil trabalhadores de 38 empresas, em sete projetos executados nos estados de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Fonte:redebrasilatual.com.br/economia/2015/03/crise-na-petrobras-ja-provocou-20-mil-demissoes-na-cadeia-produtiva-do-pre-sal-3229.html

Com base na atual conjuntura econômica e nas noticias veiculadas sobre esse evento disserte sobre o impacto que a corrupção provoca em nossa sociedade.

        A operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil e do mundo, tem sido bastante falado pela mídia devido a sua dimensão e seus grandes impactos na sociedade.Esse esquema de corrupção teve inicio nos representantes políticos em que utilizaram de seus cargos públicos na maquina publica para conseguirem liberar licitações para uma determinada empresa em troca de uma propina.

        A pratica de corrupção gera bastante conseqüência para a sociedade ela na maioria das vezes atingindo a classe mais pobre, e que sua maioria depende dos serviços públicos, como saúde, educação, trabalho, dentre outros, pois esse dinheiro que alimenta esse sistema de corrupção

são destinados para diretores e empreiteiras, em que deveria ter sido aplicado no sistema publico.

        A conseqüência esta bastante ligado a mortalidade infantil, pobreza e a fome, de um pais, podemos ver o reflexo disso no IDH(índice de desenvolvimento humano), países com baixos índices de corrupção , são em sua maioria os com maiores IDH.

  2- Max Weber (1864-1920) é um dos um dos sociólogos mais estudados, apresentou entre seus trabalhos uma classificação dos tipos de ação social.Estabeleça o conceito de ação social para Weber e relacione os diversos tipos e as classificações encontradas por ele.

Ação social para Max weber  é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção..Para weber ela pode ser divida em quatro ações fundamentais:

ação social racional com relação a fins - ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim, essa ação é classificado como ações associativas.

ação social racional com relação a valores- não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético, essa ação é classificado como ações associativas.

ação social afetiva- conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc, essa ação é classificado como ações comunitárias.

ação social tradicional- que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados, essa ação é classificado como ações comunitárias.

3- Os dados estatísticos disponibilizados indicam para um agudo quadro de desigualdade entre os grupos raciais que compõem a sociedade brasileira. Mas, ainda encontramos pessoas que afirmam que no Brasil não existe racismo. Diante desse tema fundamente se o racismo é o elemento que tem determinado as desigualdades entre negros, afrodescentes e brancos na sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com