TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATOS CONSTITUCIONAL I ETAPA 3 PASSO 3

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

A saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo dever do Estado garantir as condições necessárias e indispensáveis para seu bom funcionamento.

No decorrer de sua formação histórica, a saúde pública no Brasil passou por mudanças e alguns avanços significativos, mas infelizmente tais avanços não superam o esperado pela população que clama por uma saúde pública digna. A atual realidade é bastante deprimente, nosso sistema de saúde passa por momentos caóticos.

Basta relatar a saúde do Brasil quando ainda era o INAMPS, onde somente os contribuintes do então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), tinham o direito de usufruir de seus benefícios. Nessa época os hospitais particulares atendiam pacientes do INAMPS.

O Sistema Único de Saúde (SUS), veio com a Constituição Federal de 1988, onde toda a população passou a ter direito à saúde gratuita. Pode-se definir então alguns dos avanços que ocorreu após o surgimento do SUS, como a Estratégia de Saúde da Família, as campanhas de prevenção, os programas de Farmácia Popular, o Brasil Sorridente, programa Nacional de Imunizações, esses foram grandes avanços conquistados através do SUS para a saúde pública.

Entretanto, a dura realidade percebida e enfrentada pela sociedade, é a decadência da saúde pública em todo território brasileiro. Tal crise se deve a falta de material e equipamentos indispensáveis para um bom diagnóstico e posterior tratamento adequado, a estrutura física que chega a ser vergonhosa em quase todas as unidades oferecidas espalhadas pelo Brasil, e onde se tem uma boa estrutura física, faltam médicos, equipamentos e até mesmo medicamentos , tem também o fator de recursos humanos.

A saúde pública encontra condições de degradação em todo o seu conteúdo, onde encontra-se péssimas condições de higiene em consultórios e hospitais, os quais trazem grandes riscos de contaminação e infecção que podem levar o paciente até mesmo a óbito.

Além do mais, tanto a população quanto os profissionais da área da saúde, passam por constrangimentos, onde até mesmo os médicos tem seu poder limitado e restrito principalmente quanto a pedidos de exames, os quais ajudam no diagnóstico de doenças e seu possível tratamento adequado.

O direito então adquirido pela Constituição Federal, que seria para garantir os requisitos de dignidade da pessoa humana, é na realidade uma ofensa a dignidade do cidadão, onde passam por constrangimentos em hospitais super lotados, falta de atendimento, internações em corredores, e até mesmo a humilhação de dormir e receber medicamentos no chão. Sendo assim a população ferida em sua dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com