TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Administração Pública Gerencial

Seminário: ATPS: Administração Pública Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Seminário  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. A base doutrinária do Estatuto da Criança e do Adolescente vincula-se a chamada “doutrina de proteção integral”, em que a lei assegura os direitos de todas as crianças e adolescentes sem discriminação de qualquer tipo. Discorra entre 10 a 15 linhas sobre o que é a “Doutrina de Proteção Integral”, apresentando exemplos práticos a respeito. (3,0 pontos) É a doutrina um conjunto de princípios e normas jurídicas voltadas a efetivação dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes que estão em pleno desenvolvimento e a articulação das responsabilidades entre à família, à sociedade e o estado, é dever dá assistência a criança em desenvolvimento, por exemplo, uma boa escola, um bom hospital, e etc..., mas infelizmente não é assim que acontece na pratica, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes nas ruas isso é uma vergonha.

2. Descreva os direitos da criança e do adolescente com base na Legislação vigente e cite pelos menos uma situação em que esses direitos lhe são sonegados. (2,0 ponto) Direito à vida, e a saúde; a liberdade e o respeito à dignidade; o direito à convivência familiar; o direito a educação, à cultura; ao esporte e ao lazer; o direito a profissionalização e à proteção no trabalho, exemplo; liberdade, respeito e dignidade-abuso sexual, violência doméstica e tráfico de crianças e adolescentes.

3. O que é um “ato infracional”? Dê um exemplo. (1,0 ponto) É toda conduta descrita como sendo crime ou contravenção penal quando praticado por criança ou adolescente, exemplo; furtar alguém e danos ao patrimônio público.

4. Quais são as medidas de prevenção e de proteção contra a violência às crianças e adolescentes? (2,0 ponto) Segue algumas medidas:( medidas de proteção)- encaminhamento aos pais ou responsável, mediante ermo de responsabilidade; orientação, apoio acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimentos de ensino; inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio á família, á criança e ao adolescente-( medidas de prevenção)-controle de horários de acesso de crianças e adolescentes a diversões e espetáculos públicos, mediante emissão de certificado de classificação etária; o certificado de classificação etária deverá ser afixado em local visível ao público e crianças menores de 10 anos somente poderão ingressar nesses locais acompanhadas dos pais ou responsável e ainda vendas ou locação de fitas VHS ou DVD, em desacordo com a classificação atribuída pela autoridade competente.

5. Fale sobre as políticas públicas de proteção aos interesses e aos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.(2,0 ponto) Falta nos governantes investir mais em políticas públicas, uma vez que esses direitos lhe são tirados pois não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com