TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Direito

Disciplina: Economia

Professor: Eduardo Blanco

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

São José/SC

2013

Anhanguera Educacional

Direito

Disciplina: Economia

Professor: Eduardo Blanco

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Trabalho desenvolvido na disciplina de Economia apresentado ao professor como exigência para a avaliação da atividade, sob orientação do professor Eduardo Blanco.

São José/SC

28 de novembro de 2013

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa esclarecer de forma clara e simples os conceitos e as principais características relacionados à microeconomia e a macroeconomia, englobando assuntos que, de certa forma, estão no nosso cotidiano e fazem parte das nossas necessidades e entendimentos econômicos.

Etapa 2 – Microeconomia

Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e famílias); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores.

Pode-se dividir o estudo da microeconomia em três grupos bem distintos:

1 – Estudará o comportamento do consumidor e o comportamento do indivíduo, face das respectivas rendas poderem se apropriar de uma combinação de bens que lhe propicie a maximização de sua satisfação.

2 – Revelará o comportamento da empresa, que reflete o funcionamento do setor produtivo da economia dentro da empresa, em virtude das diversas rendas que poderemos apropriar para produzirmos determinados bens e serviços.

3 – Interpretaremos o funcionamento dos mercados, em que cada empresa estará atuando, suas respectivas características e a formação de preços de cada mercado.

A oferta de determinado produto é definida pelas várias quantidades que os produtores estão dispostos e aptos a oferecer ao Mercado, em função de vários níveis possíveis de preços, em certo tempo. Quando ocorre um excesso de ofertas (mais produtos à venda do que consumidores para comprá-los), os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores.

A demanda de determinado produto é determinada pelas várias quantidades de bens ou serviços que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços, em certo período de tempo. No caso de excesso de demanda (muitos consumidores para comprar poucos produtos), os consumidores estarão dispostos a pagarem mais caro pelos produtos que estão em falta. Assim, existe uma tendência ao equilíbrio, não existindo pressões para alterar preços e os planos dos compradores são relativos com os planos dos vendedores, e não existem filas ou estoques não planeados nas empresas.

O equilíbrio de mercado é quando o preço e a quantidade do bem ou serviço desejado pela procura e pela oferta se igualam. O preço de equilíbrio é aquele com o qual a quantidade procurada é precisamente igual à quantidade oferecida. O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como essa, não existem incentivos para aumentar ou descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes. O preço de equilíbrio é aquele com o qual a quantidade procurada é precisamente igual à quantidade oferecida.

As estruturas de mercado é o termo dado às características organizacionais de merdaco que influenciam a natureza da competição e o preço dentro do mercado. E elas mostram como os diferentes mercados são organizados, destacando aspectos essenciais da relação entre oferta e demanda a partir do comportamento das empresas e dos consumidores e de características encontradas nos mercados no mundo real, como o poder de mercado, as políticas de preço, interdependência entre as empresas, os lucros e a quantidade produzida. A análise dessas características determina suas implicações quanto ao nível de bem-estar social, à qualidade da distribuição de renda e à maior ou menor necessidade de regulação estatal do mercado em questão.

Etapa 3 – Macroeconomia

A macroeconomia é a parte da ciência econômica que se ocupa com o funcionamento da economia em sua totalidade. Seus objetos de reflexão são os índices agregados da economia, tais como a produção total, o desemprego, a taxa de juros média, o nível geral de preços, a dívida pública, a dívida externa, etc... Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso. A macroeconomia olha para esses agregados não apenas de uma perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com