TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIR CIVIL IV - Etapa 3

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

DIREITO CIVIL IV

Aluno

EDUARDO BUENO- RA: 7085551131

PROFESSORA

ANA PAULA

        Jundiaí, 30 de março de 2015.

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

DIREITO CIVIL IV

Aula tema:

“Da formação dos contratos” e “ Dos vícios redibitórios”

Trabalho apresentado à disciplina de Direito civil IV, do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera Educacional de Jundiaí, sob orientação da Prof. Ana Paula, como exigência parcial para média semestral.


ETAPA I

Aula tema: Da formação do contrato.

Questões:

  1. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente?
  2. Nos termos exposto no art. 421 do código civil, “A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”.  O que vem a ser função social do contrato?
  3. Relacionar o princípio da função social do contrato e o princípio da sociabilidade, na dicção de Miguel Reale.

Relatório

O art. 423. CC diz que “Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.”. Sendo assim à interpretação de cláusulas ambíguas ou contraditórias sempre privilegiam ao aderente, não podendo existir nenhuma cláusula que tire dele o direito estrutural do contrato.

A função social do contrato é respeitar a regra, que por mais que as partes tenham uma liberdade de contratar ilimitada, a sua liberdade contratual será limitada pela função social, nada mais é que uma intervenção do estado na autonomia da vontade das partes, limitando o que eles podem estabelecer dentro de seu contrato. 

O contrato de uma forma contemporânea não gera efeitos somente entre as partes contratantes, ele gera efeitos também a terceiros, respeitando a função social. O contrato deve ser bom para os contratantes e também não deve ferir o interesse de outrem.

Buscando o bem da coletividade sobre os pretextos individualistas, tendo como meta a ordem social, consagram o principio da sociabilidade.

Segundo Miguel Reale a função social do contrato é agregar limites à autonomia da vontade, dessa forma este não deve ser transformado em um instrumento para atividades abusivas, em face do bem maior social, não causando dano à parte contraria ou a terceiros. Já do conceito de Estado Social vem o princípio da Sociabilidade refletindo a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, cuja conclusão e exercício não interessam somente às partes contratantes, mas a toda coletividade. Complementa que a eticidade e boa fé deve ser presente, pois se a propriedade tem uma função social, o contrato também deve ter.

ETAPA II

Aula tema: Dos vícios redibitórios.

  1. A coisa recebida em virtude de contrato cumulativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor. Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato, pode o adquirente reclamar abatimento no preço?
  2. “A” vendeu um bem móvel para “B”. Verificando vícios oculto, existente desde o tempo da tradição, a coisa pereceu em poder do alienatário. A responsabilidade do alienante subsiste?

Relatório.

Segundo o Art. 442. CC “Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato (art. 441), pode adquirente reclamar abatimento no preço”.

A resposta é sim o adquirente pode reclamar abatimento do preço desde que o defeito seja desconhecido no momento da aquisição, como por exemplo: eu compro um carro usado em uma loja com em média 10 mil Km rodados, a loja de má fé não me da à opção de realizar o test-drive e eu em boa fé assino o contrato e efetuo o pagamento, quando saio da loja e ando cerca de 10 Km e o veículo apresenta falhas, levo em um mecânico e o mesmo constata que o veículo encontra-se com um defeito grave no motor. Eu posso sim retornar à loja e pedir o abatimento do valor referente ao defeito, pois adquiri um bem em que seu defeito foi ocultado no momento da compra.

“Não é qualquer defeito ou falha existente em bem móvel ou imóvel recebido em virtude do contrato comutativo que dá ensejo à responsabilização do alienante por vício redibitório. Defeitos de somenos importância ou que possam ser removidos são insuficientes para justificar a invocação da garantia, pois não o torna impróprio ao uso a que se destina, nem diminuem o seu valor econômico”.  (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil Brasileiro, 10 ª ed. P.132)

Segundo o Art. 444. CC “A responsabilidade do alienante subsiste ainda que a coisa pereça em poder do alienatário. Se perecer por vício oculto já existente ao tempo de tradição.”.·.

Pode-se exemplificar com seguinte fato: ao adquirir um gado com valor muito alto e com todos os exames sem alterações e em menos de dois meses o animal morre, posso sim reclamar, mas terei que provar que o vírus da doença que vitimou o gado, por exemplo, já se encontrava encubado, quando de sua entrega.

“Ainda que o adquirente não possa restituir a coisa portadora de defeito, por ter ocorrido o seu perecimento, a responsabilidade do alienante subsiste, se o fato decorrer de vício oculto, já existente ao tempo da tradição”. (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil Brasileiro, 10 ª  ed. P.135).

Acórdão

         A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão que condenou um canil a indenizar consumidor que adquiriu cachorro da raça Yorkshire, de aproximadamente dois meses, no dia 9 de maio de 2009 e morreu nove dias depois, com sintomas de “parvovirose”. O autor procurou ser ressarcido do valor pago pelo animal (R$ 886), mas a empresa se recusou, oferecendo outro filhote em troca, o que não foi aceito, porque, segundo consta, o vírus que acometeu o cachorro permanece no local por cerca de um ano, de modo que seria arriscado aceitar outro animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com