TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PREPARATÓRIA 2ª FASE OAB

Por:   •  3/11/2019  •  Exam  •  6.423 Palavras (26 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 26

AULA PREPARATÓRIA 2ª FASE OAB

[pic 1]

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte/MG. (Competência relativa – art. 100, V, a – do lugar do ato ou fato para a ação de reparação de dano)

        PAULO FREITAS, brasileiro, solteiro, dentista, inscrito no CPF 888.888.888-99, residente e domiciliado na Rua Grão Mogol, nº 1327, Bairro Sion, em Belo Horizonte/MG, vem, por seus procuradores, ajuizar a presente AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS em face de CARLOS GOULART, brasileiro, solteiro, engenheiro civil, CPF 444.333.756-00, residente e domiciliado à Rua Felipe dos Santos, nº 500, bairro Lourdes, em Belo Horizonte/MG, pelos fatos e fundamentos de direito a seguir expostos:

Dos fatos                                                                        

1. Através de contrato de prestação de serviços firmado em __/__/__, o Requerido construiu a casa onde o Autor hoje reside.

2. Ocorre que, após a entrega da obra, a casa começou a apresentar defeitos de construção, quais sejam: as cerâmicas do revestimento de toda a fachada começaram a soltar com freqüência, pondo em risco a integridade física dos pedestres que transitam pelo local e transeuntes do próprio prédio, bem como tirando a segurança dos moradores.

3. Além disso, a casa passou a apresentar infiltrações nas placas de gesso (teto) do banheiro social, da sala de estar, cozinha e um dos quartos, decorrentes de falta de impermeabilização da área externa da casa.

4. Várias foram as tentativas de solução amigável, mas todas restaram infrutíferas.

        5- Dessa forma, não restou outra alternativa ao Autor, senão recorrer à tutela jurisdicional para satisfazer seu direito.

        6- Assim, anexa o Autor os laudos técnicos de outros profissionais onde são relatados e provados todos os defeitos de construção, que, junto com as demais provas a serem produzidas via a presente ação, pretende o Autor a constatação da responsabilidade do Réu pelas infiltrações e problemas decorrentes da má construção do imóvel.

        7- Assim, pretende o Autor imputar tais defeitos construtivos de origem técnica ao Réu e assim sendo, tem por escopo o Autor, via a presente ação, ver ressarcidos os prejuízos causados pelos danos da obra construída pelo Réu.

                

DOS DANOS MATERIAIS E MORAIS                                                

                                8- Constam no laudo (doc. Anexo) as fotos dos principais pontos de destacamento das peças de cerâmica e dos demais danos ocorridos no imóvel.

                                9- Foi constatado também na vistoria que há diferença de tonalidades de cerâmica na fachada lateral direita da casa decorrentes de fornadas diferentes de cerâmicas.

                                10- O profissional técnico constatou também as péssimas condições do telhado, tais como telhas quebradas e desparafusadas, pedaços de telhas soltas ocasionando infiltrações generalizadas.

                                12- Assim, restaram cabalmente demonstrados os inúmeros danos da casa ocorridos em virtude de defeitos da má construção do Requerido que, inerte quanto à efetivação dos reparos inúmeras vezes solicitados, obriga o Autor a passar por inegáveis transtornos e desconfortos, além de ter que arcar com despesas decorrentes dos danos acima expostos, visando a minimizar os problemas deles decorrentes.

                                13- Para apuração do quantum necessário para a consecução dos serviços de reforma no edifício, foram solicitados junto a empresas de Engenharia os orçamentos em anexo, visando a obter um preço aproximado para a realização dos reparos.

                                14- Conforme as anexas previsões orçamentárias, concluiu-se um valor aproximado a R$192.000,00 (cento e noventa e dois mil reais), cujo valor real será apurado por meio de prova pericial a ser realizada nos presentes autos no momento processual oportuno.

                                15- Assim, o que se pleiteia via a presente ação é uma indenização visando a reparar os danos causados por culpa da Requerida, seja de natureza material, seja de natureza moral, devido aos transtornos e aborrecimentos sofridos pelo Autor, pelo que pleiteia a quantia de R$5.000,00 (cinco mil reais).

DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS                                                                

        16- O direito do Autor está baseado nos artigos 618, caput , 927 e 186 do Código Civil/2002, senão vejamos:

Art. 618, caput: “Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de 5 (cinco) anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo.”

Art. 186: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”

                                17- Além disso, o direito do Autor funda-se nas normas contidas nos arts.  927e 944 do Código Civil.

        

PRESENTES OS PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL: AÇÃO OMISSIVA OU COMISSIVA, DANO, CULPA, NEXO DE CAUSALIDADE

        

        18- De todo o exposto conclui-se que o Autor foi absurdamente prejudicado pela conduta do Requerido, ao não observar as normas técnicas e materiais adequados na construção do edifício, e posteriormente, por continuar inerte às reivindicações que lhe foram apresentadas.

        19- Os defeitos de origem técnica e construtiva, provenientes da conduta e culpa do Réu, dão ensejo ao dever de indenizar, devido aos danos ocasionados ao Autor que deverão ser reconhecidos pelo Poder Judiciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (739.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com