TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Direito Penal Segunda Fase OAB

Por:   •  25/4/2017  •  Resenha  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

Exercício 8

QUESTÃO 1

O Delegado de Polícia, desconfiado de que Fabiano é o líder de uma associação criminosa que realiza roubos à mão armada na região, decide, com a sua equipe, realizar uma interceptação telefônica sem autorização judicial. Durante algumas semanas, escutaram diversas conversas, por meio das quais descobriram o local onde a res furtiva era armazenada para posterior revenda. Com essa informação, o Delegado de Polícia representou pela busca e apreensão a ser realizada na residência suspeita, sendo tal diligência autorizada pelo Juízo competente. Munidos do mandado de busca e apreensão, ingressam na residência encontrando diversos objetos fruto de roubo, como joias, celulares, documentos de identidade etc., tudo conforme indicou a interceptação telefônica. Assim, Fabiano foi conduzido à Delegacia, onde se registrou a ocorrência.

a) A diligência de busca e apreensão realizada pode ser utilizada para embasar a denúncia contra Fabiano? Por quê?

Não, porque a prova é ilícita por derivação, contaminada pela interceptação realizada sem autorização judicial, ou ainda conforme os doutrinadores configura tipicamente a teoria dos frutos da árvore envenenada, e, portanto, é igualmente inadmissível no processo penal. Com base no artigo 157 do Código de Processo Penal e no artigo 5º. LVI, da Constituição Federal.

b) Se a denúncia for oferecida com base nas provas colhidas, qual medida judicial pode ser tomada pela defesa de Fabiano?

A medida judicial cabível será a Impetração de habeas corpus, com fundamento no art. 5º, LXVIII, da Constituição Federal, combinado com os artigos 647 e 648, ambos do Código de Processo Penal.

QUESTÃO 2

Denise mantém em depósito, em um armazém alugado especialmente para essa finalidade, 300 kg de cocaína. Após algum tempo, enquanto a droga ainda está em seu armazém, entra em vigor uma nova lei que, alterando o preceito secundário do crime de tráfico de entorpecentes, eleva a pena cominada ao delito, fixando-a, abstratamente, em 8 a 20 anos. Após ser descoberto o seu depósito, é denunciada pelo crime do artigo 33 da Lei 11.343/06 e, ao final, condenada, aplicando o juiz singular o preceito secundário já com a alteração promovida pela nova lei. Diante da situação narrada, responda, fundamentadamente:

a) Agiu corretamente o Magistrado sentenciante?

Sim, pois o crime em questão é permanente, de modo que, com base na da Súmula 711 do STF, tendo a nova lei entrado em vigor antes da cessação da conduta, deve ser aplicada ao caso concreto.

SÚMULA 711

A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

b) Caso Denise interponha o recurso cabível, mas este não seja recebido pelo Juízo a quo, qual a providência judicial a ser tomada por sua defesa, com a finalidade de que seu recurso seja submetido ao segundo grau?

Deve ser interposto o Recurso em Sentido Estrito, com base no artigo 581, XV, do Código de Processo Penal.

Art. 581.  Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:

XV - que denegar a apelação ou a julgar deserta;

QUESTÃO 3

Wilson, competente professor de uma autoescola, guia seu carro por uma avenida à beira-mar. No banco do carona está sua noiva, Ivana. No meio do percurso, Wilson e Ivana começam a discutir: a moça reclama da alta velocidade empreendida. Assustada, Ivana grita com Wilson, dizendo que, se ele continuasse naquela velocidade, poderia facilmente perder o controle do carro e atropelar alguém. Wilson, por sua vez, responde que Ivana deveria deixar de ser medrosa e que nada aconteceria, pois se sua profissão era ensinar os outros a dirigir, ninguém poderia ser mais competente do que ele na condução de um veículo. Todavia, ao fazer uma curva, o automóvel derrapa na areia trazida para o asfalto por conta dos ventos do litoral, o carro fica desgovernado e acaba ocorrendo o atropelamento de uma pessoa que passava pelo local. A vítima do atropelamento falece instantaneamente. Wilson e Ivana sofrem pequenas escoriações. Wilson, então, é pronunciado pela prática do crime de homicídio, na modalidade dolo eventual. Responda, fundamentadamente e considerando apenas os dados constantes do enunciado:

a) Qual o recurso cabível contra a decisão proferida?

Caberá o Recurso em Sentido Estrito, conforme preconiza o artigo 581, IV, do Código de Processo Penal.

Art. 581.  Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:

IV – que pronunciar o réu;

b) O que pode ser alegado em defesa de Wilson e qual o respectivo pedido?

O que pode ser alegada será a ocorrência de homicídio culposo na direção de veículo automotor, com o consequente pedido de desclassificação e remessa ao juízo competente, com fundamento no art. 419 do Código de Processo Penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com