TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aborto Anencéfalo

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

1- DO RELATÓRIO

No dia 26 de agosto de 2014, a sra. Grace Kelly da Silva, 30 anos, brasileira, solteira, portadora do RG nº 012345-6, e CPF nº 123.456.789-10, residente à rua da Lama, nº 171, no município de São José da terra Firme/AC, compareceu ao escritório e manifestou o seu desejo de interromper a gestação.

Grávida de quatro meses, mãe solteira, empregada doméstica, recebeu de seu médico após a realização de exames específicos, a informação de que o feto em seu ventre é anencéfalo.

Em posse do laudo médico que comprova a patologia, e, sem condições financeiras ou psicológicas para lidar com o caso, pede ajuda afim de obter uma liberação judicial para realizar a antecipação terapêutica do parto.

2- DA ANÁLISE

2.1- ANENCEFALÍA

Segundo conceituação de William Bell, anencefalia é uma malformação letal na qual a calota craniana é ausente e o crânio exposto é amorfo.¨ ( Doenças do recém nascido, obra coletiva, Interamericana, 4ª ed. ,1979, pg.627 ).

O termo anencefalia significa ausência do encéfalo. O encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do crânio neural, formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

2.2- VIDA

É o espaço de tempo que ocorre entre o nascimento e a morte. Este conceito parece simples, mas quando se fala em vida humana, torna-se muito mais complexo.

Para o homem, viver é poder gozar de todos os seus sentidos, é poder pensar, evoluir, produzir, interagir com seus semelhantes e com o mundo á sua volta.

O poeta Mário Quintana disse: ¨Morrer, que me importa? (...) o diabo é deixar de viver.¨ Em sua visão, deixar de viver era um problema maior que a própria morte.

2.3-MORTE

Morrer para o ser humano , é deixar para trás tudo que ele viveu, suas experiências, seus sentimentos, suas realizações, seus amores e suas tristezas. Talvez a morte seja tão assustadora para o homem, por ser o único ser vivo a ter consciência de que vai morrer.

2.4- A literatura médica, no mundo, diz a respeito da anencefalia, que entre 75 e 80 por cento dos recém-nascidos são natimortos e os restantes sucumbem dentro de horas ou poucos dias após o nascimento. Essa é, pois, a realidade da anencefalia, que pode ser diagnosticada a partir da 12ª semana de gestação.

2.5- O conselho federal da OAB decidiu, por maioria de votos, considerar que a interrupção da gestação de feto anencéfalo não é considerada prática abortiva.

2.6- Em arguição de descumprimento de preceito fundamental, o ministro do STF , Marco Aurélio, concedeu liminar reconhecendo o direito constitucional da gestante de submeter-se à operação terapêutica de parto de feto anencéfalo, a partir de laudo médico atestando a deformidade.

03- DA CONCLUSÃO

O código penal, em vigor desde 1940, prevê apenas dois casos para autorização de aborto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com