TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad inteligência e segurança pública

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UA 400 – Inteligência e Segurança Pública – 2017A

Curso: Gestão de Segurança Pública

Professor: Camel Farah

Nome do aluno: Italo Guilherme de Carvalho Meneses

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Shermann Kent, professor de História da Universidade de Yale nos EUA e analista de Inteligência da Agência Central de Inteligência (CIA) daquele país, pioneiro em elaborar metodologia para análise de Inteligência, afirma que a “Inteligência” pode ser entendida sob três aspectos: como “produto, organização e processo”.

Estude o assunto no livro didático e faça pesquisas na Internet para esclarecer este importante conceito de Kent.  

Elabore um texto com máximo de 300 palavras e explique cada um destes três aspectos.

(Valor da questão: 3,6 pontos)

Distribuição do valor da questão:

 Para cada aspecto será atribuído valor 1,2 pontos.

Segundo o que pode ser visto no livro didático e em mais alguns artigos dentro da internet é que sem duvidas Sherman Kent é uma das maiores autoridades quando se trata de definições e metodologias no emprego da atividade de inteligência ele nos traz uma reflexão um tanto interessante sobre as definições de inteligência aplicadas em diferentes contextos, como um produto, como uma organização e como um processo.

No primeiro ele diz que a inteligência como um produto trata-se do material produzido no serviço de inteligência, o conhecimento de inteligência, os dados coletados, as informações levantadas, todo o material que da origem a um relatório, informação, informe, todos destinados ao cliente tomador de decisões em qualquer nível.

O segundo ele trata como as estruturas organizacionais destinados a atividade de inteligência, estas organizações tem como função produzir a inteligência como descrito na definição acima e também podem ser definidas como inteligência em forma de organizações, como um exemplo clássico americano, a CIA, ou então a ABIN aqui no Brasil.

Já a terceira definição de inteligência Kent nos traz como processos, metodologias para produzir as informações que serão utilizadas em alguma esfera de tomada de decisão, seriam orientações de como se obter dados e informações para serem difundidos e também os modos de proteção destas informações.

 

Continua na folha 2

Questão 2:

De acordo com o livro didático a atividade de Inteligência de Segurança Pública (AISP) possui princípios, que podem ser entendidos como proposições diretoras. São as bases, os fundamentos, os alicerces, os pilares que orientam e definem a execução da AISP nas ações desenvolvidas em uma Agência de Inteligência ou sistema.

Estude no livro didático os princípios da AISP, a seguir descritos: objetividade, segurança, oportunidade, controle, imparcialidade, simplicidade, amplitude e clareza.

Elabore um pequeno texto (máximo de 400 palavras) descrevendo os princípios de oportunidade e amplitude. No texto esclareça se estes dois princípios são contraditórios ou não, apresentando argumentos para isso.

 (Valor da questão: 3,4 pontos)

Distribuição do valor da questão:

- Para a descrição do princípio de oportunidade será atribuído 1,0 ponto.

- Para a descrição do princípio de amplitude será atribuído 1,0 ponto.

- Para a resposta e argumentação sobre a contradição dos princípios ou não será atribuído 1,4 ponto.

As atividades de inteligência assim como atividades rotineiras de relações em sociedade necessitam ser guiadas por alguns princípios básicos que norteiam a jornada evolutiva destes.

Dentre alguns princípios destacados para a atividade de inteligência temos dois princípios que devem estar sempre em sintonia, devidamente harmonizados, são estes os princípios da oportunidade e da amplitude. O primeiro trata-se da definição de empregar a informação coletada no devido momento para que a mesma não perca sua validade, todo o dado coletado no serviço de inteligência possui um prazo a ser apresentado, caso contrário a informação pode tornar-se completamente inútil. O segundo principio é o de amplitude e diz respeito ao nível de conhecimento sobre a informação, os dados que foram reunidos para formar a informação devem ser os mais completos possíveis para uma boa realização da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com