TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Caso

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do caso nº 12.066

A abolição da escravatura no Brasil foi promulgada em 13 de maio de 1888, quando a princesa Isabel que, estava à frente do comando do Brasil na época, assinou a Lei Áurea concedendo liberdade a todos os escravos que viviam em terras brasileiras. Entretanto, um século mais tarde a Comissão Interamericana de Direitos Humanos apresentou a Corte Interamericana de Direitos Humanos um caso relatando que milhares de trabalhadores estariam sendo submetidos a trabalho escravo na Fazenda Brasil Verde.

O caso em análise foi relatado no fim da década de 1980 início dos anos 1990. Trava-se, pois de uma denúncia de discriminação e submissão de homens afrodescendentes e morenos oriundos de diversas regiões pobres do país, com idades entre 15 e 40 anos. Durante as vistorias realizadas na fazenda, diversas foram as irregularidades encontradas no que concerne o âmbito de direitos trabalhistas. Além dos relatos dos trabalhadores sobre ameaças de morte que sofriam quando tentavam fugir, restrição de liberdade, da falta de remuneração pelos serviços prestados, e também tinham direitos básicos como saúde, alimentação e moradia totalmente negados. Considerando as informações obtidas, a Comissão qualificou tais práticas como uma forma contemporânea de escravidão.

Em razão dos fatos apurados, a Comissão considerou que o Estado Brasileiro é culpado pelos fatos que vinham se perpetuando naquela fazenda, pois estava ciente das práticas abusivas e nada fez para impedir sua propagação. Não utilizou de nenhuma forma de proteção prevista na legislação do país para proteger as vítimas e assegurar seus direitos, tal análise foi realizada a luz do princípio da discriminação. O Relatório de Mérito do caso feito pela Comissão, concluiu que a inércia do Estado ajudou a perpetuar o que o ocorria. A comissão recomendou que o Estado tomasse as providências cabíveis para que os direitos dos trabalhadores fossem compridos e efetivamente praticados.

Em 2015, a Comissão ao constatar que o Brasil não havia cumprido as recomendações que haviam sido feitas, encaminhou o caso nº 12.066 a Corte Interamericana de Direitos Humanos, apresentando de forma detalhada a Corte as ações e omissões do Estado, que continuaram ocorrendo com o passar dos anos. Este caso tornou-se extremamente importante, pois permitira a Corte criar uma jurisprudência referente as novas formas de escravidão que ocorrem no mundo contemporâneo, para que seja possível prevenir, vigiar e punir tais violações.

Para que estes casos cheguem ao conhecimento da Comissão são necessários diversos procedimentos que devem ser seguidos de acordo com o regulamento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A denúncia pode ser apresentada em qualquer um dos idiomas oficiais, por qualquer pessoa ou entidade não-governamental legalmente reconhecida pela Comissão, cujo conteúdo seja referente a violação de Direitos Humanos, reconhecidos pelas legislações em vigor. Os pressupostos mínimos para que as denúncias sejam devidamente recebidas são: que os recursos internos de alcance jurisdicional se esgotem, a apresentação no prazo legal de seis meses, contando a data de notificação do prejudicado, e de sua ciência sobre a decisão definitiva, exclusividade da via escolhida e quando a petição for feita por ONG, por pessoa, ou grupo de pessoas, nesta deverá constar, nome, nacionalidade, profissão, domicilio e as assinaturas dos responsáveis pela mesma.

As petições que são encaminhadas a Comissão devem atender alguns requisitos para que seja dado andamento ao processo. Primeiramente passa-se a análise dos pressupostos de admissibilidade os quais são: que as petições dirigidas à Comissão contenham o nome, a nacionalidade e a assinatura do denunciante ou denunciantes ou, no caso de o peticionário ser uma entidade não-governamental, o nome e a assinatura de seu representante ou seus representantes legais, e se for desejo do peticionário sua identidade será mantida em reserva frente ao Estado, deverá ainda conter o endereço para o recebimento de correspondência da Comissão e, se for o caso, número de telefone e fax e endereço de correio eletrônico. É necessário que haja uma relação do fato denunciado, bem como especificação do lugar e data das violações que vem sendo alegadas. A indicação do Estado que o peticionário considera responsável, por ação ou omissão, da violação de algum dos direitos humanos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com