TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme a Lista de Schindler

Por:   •  13/10/2021  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do filme a lista de Schindler

Aspectos religiosos.

Considerando o período em que se passa a narrativa, ao observarmos os aspectos religiosos, podemos ter duas vertentes principais. De um lado temos os Judeus que, considerando as causas dos acontecimentos é a religião de maior envolvimento na história. O comportamento, modo de vida e ações dos representantes dessa religião, é colocado de modo bem claro, sendo essas, algumas das informações que caracterizam esse grupo. De outro temos o nazismo, que para aqueles que o defendiam era visto como um poder novo e soberano, digno de ser entendido como uma religião, e praticada também.



Aspectos culturais

A visão cultural pode ser definida pelo próprio modo como os personagens se comportam. O próprio Judaísmo é uma delas, com seus costumes e hábitos pertinentes a sua cultura. Outra característica clara é a questão do interesse capitalista, expresso no papel de Schindler, ganancioso e sem escrúpulos, que utiliza a mão de obra dos judeus com a idéia de essa ser mais lucrativa, visando o enriquecimento com a guerra. Temos também a cultura nazista, com todo o seu idealismo fanático, inflamada por Hitler e seus subordinados. Toda essa característica cultural juntas compõe o cenário triste e lamentável das atrocidades que marcam esse trecho da história apresentada no filme.

Violência

É impossível não se chocar com as imagens do filme. Tanto é que acredito que a opção em preto e branco serviu para diminuir o impacto de toda a violência. As cenas de mulheres, homens e crianças sendo friamente assassinados com tiros na cabeça são marcantes, mas não apelativas. Todos esses traços de violência mostrados dentam a monstruosidade praticada em nome de uma suposta ''raça superior'' e de uma ideologia grotesca.

Relações sociais

Podemos considerar essa uma característica principal. A transformação que Schindler sofre é o que caracteriza como as relações sociais podem ser modificadas. A princípio ele mantém-se afastado dos horrores que acontecem à sua volta, mas vai gradativamente sensibilizando-se até o ponto de sentir-se obrigado a agir em favor dos oprimidos. Schindler tenta salvar o máximo de seus empregados que pode, usando para isso toda a sua fortuna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com