TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia jurídica

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

1-tendo em vista os estudos antropológicos empreendidos por Malinowiski,Marcell Mauss e Levi-Strauss,responda as seguintes questões:

Como os antropólogos acima citados articulam as tensões entre: a discrição e a análise, a tradução e a interpretação, o particular e o geral?Como se constitui para eles a relação entre o trabalho de campo e a antropologia?

As pessoas dentro de uma sociedade possuem características que precisam ser compreendidas para que os profissionais que atuem com elas como o operador do direito possam alcançar seus objetivos, por isso a Antropologia é de grande importância para a compreensão dessas características que estão em constantes mudanças, buscando então respostas desde os tempos primórdios.A antropologia recebeu contribuições de grandes antropólogos que ajudaram na constituição dessa importante disciplina,como Bronislaw Malinowski,Marcell Mauss e Levi-Strauss.

Bronislaw Malinowski (1884-1942) foi um dos fundadores da antropologia funcionalista, enfatizando o trabalho de campo. Em seu livro Sexo e repressão na sociedade selvagem Malinowski irá discorda da tese de Freud que caracteriza o Complexo de Édipo como algo universal. Bronislaw Malinowski irá contraria-la dizendo que essa é uma falsa ideia, pois a tese freudiana corresponde apenas a famílias pratrilineares a qual já conhecemos muito bem, pois pertencemos a ela.

Tal discussão se da pelo fato de que o complexo familiar exerce grande influencia na formação humana e consequentemente sobre a organização da sociedade, porém os conflitos irão variar dependendo da constituição da família não existindo uma generalização já que não existe somente um tipo de família.

As famílias podem ser bem diferentes, podemos perceber isso com o próprio trabalho de campo antropológico realizado por Malinowski em comunidades das ilhas no noroeste da Malinésia aonde as famílias são Matrilinerares.Malinowski irá então fazer comparações com os dois tipos mais diferentes de instituição de família sendo a patrilinear a qual ele pertence e matrilinear observada através de seu trabalho de campo.

Malinowski relata que os povos nativos da região da Malinésia possuem parentesco apenas com as mães sendo a sucessão e a herança passada através dos irmãos da mesma.O marido não é considerado como o pai das crianças apenas esta ali para dar carinho e assistência para as essas,os nativos acreditam que o pai não tem nenhuma participação com o nascimento delas pois as mesmas são inseridas na mulher como pequenos espíritos pelas mulheres mortas da família da mãe.Será o irmão dela quem ira ter autoridades sobre as crianças e será dele o papel de dar alimentos a família.Enquanto na família patriliner é o pai quem tem total autoridade na família,cabendo a ele a obrigação de colocar comida na mesa e proporcionar conforto para a mesma, e serão deles as posses que seus filhos irão herda quando morrer.

Contudo notamos a grande diferença entre as famílias dos nativos da Malinésia e o nosso tipo de família, com tais comparações é possível então concluir que o complexo familiar será influenciado e modificado pela constituição de família em determinados tipos de sociedade.

Marcell Mauss(1872-1950) ao contrario de Malinowski que acreditava que para se tratar teoricamente dos fatos sociológicos e culturais requeria uma experiência em um trabalho de campo e não em um consultório,Marcell nunca fez uma pesquisa de campo utilizou pesquisas de outros estudiosos para chegar em suas conclusões.Em sua principal obra Ensaio sobre a Dádiva Marcell Mauss enfatiza que o simbolismo é fundamental para a vida social tratando-se de um constante dar e receber.

Marcell Mauss chegou a tal conclusão analisando as modalidades de trocas nas sociedades arcaicas. Mauss mostra que dar e retribuir são obrigações em uma sociedade e que as trocas mal sucedidas resultam em guerras, para ele a dádiva é uma forma de contrato em todas as sociedades. Essas trocas permitem a comunicação e formação de regras entre os homens, regras essas ligadas a moral, religião, política e na forma de parentesco.

Para Mauus o ato de dar ao mesmo tempo em que é obrigatório pode ser espontâneo, porém pode ser ate ser um ato de generosidade, mas não existirá a dádiva sem uma expectativa de retribuição do outro. Como podemos perceber o símbolo da dádiva não é apenas uma troca material, mas também uma troca espiritual, pois se ajudarmos alguém hoje existe a possibilidade de também vir a ser ajudado amanha.

Outro grande antropólogo foi Claude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com