TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Processo Inquisitório - Você não conhece Jack

Por:   •  24/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Processo Inquisitório – O Nome da Rosa

Aluno: Victor Alexandre Auler

Disciplina: História do Direito

Professora: Rosmeri Cancian

        Através da análise do processo inquisitório no filme “O nome da Rosa”, percebemos que os inquisitores dispunham de vários instrumentos de tortura para os acusados de heresia, que eram torturados até admitirem a culpa pelo que estavam sendo acusados.

        As acusações contra o corcunda e a mulher que foram retirados da prisão para serem julgados, eram de bruxaria, sedução a um monge e rituais satânicos (com a presença de um galo e de um gato preto que eram considerados objetos de adoração ao demônio).

        Nota-se, também, que quem fosse contra um inquisidor era culpado de heresia. Ao início dos julgamentos Inquisitoriais os presentes eram lembrados que todos deveriam auxiliar o Inquisidor em sua luta contra a heresia. Os acusados no tribunal estavam sendo acusados de se passarem por hereges, nesse momento em que um dos hereges faz uma acusação, afirmando de que em seus 12 anos como membro, nada mais fez do que encher a barriga e espremer os camponeses.

        Os condenados, (o corcunda e a mulher), foram condenados à fogueira, no intuito de que as chamas purificarão suas almas. O indivíduo que apontava o herege deveria ser garantido pela sua fé, como também o seu status perante a sociedade. O herege poderia sofrer vários tipos de punição. As penas variavam podendo ser apenas bens confiscados ou perda da liberdade, até ser queimado vivo na fogueira (como no caso da condenação dos hereges julgados). Os indivíduos eram condenados pelos chamados autos de fé, onde a sentença era lida em praça pública.

Santa Rosa, 24 de novembro de 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (908.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com