TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Opinião

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Crianças em situação de rua

Maxsuelber Ferrari

O abandono de menores de idade em ruas das cidades brasileiras é um dos casos preocupantes da atualidade, para alguns é motivo de grande preocupação, enquanto para outros podem chegar a significar um alívio. Muitos são os motivos e as causas dessa realidade urbana, dentre elas podemos destacar a violência, o uso de drogas, a falta de recursos e por incrível que pareça ainda se tenta preserva para a sociedade a imagem da moça de família. Sinceramente a motivação pode até existir, mas em casos como esses quando se tem amor de verdade a vida e principalmente a vida de um filho, não tem situação que impossibilite a criação deste ente querido.

A decisão de abandonar parece que está se tornando rotina em meio à sociedade, o cenário de descaso com a vida de crianças inocentes está cada fez mais evidente se já não bem claro. Em censo do IBGE em junho de 2010 mostra que em São Paulo crianças em situação de rua eram de 4.751, 19,8 % das crianças nessa condição no Brasil e no Rio de Janeiro esse numero era de 5.091, 21,2 %.

O abandono é ainda mais que um simples ato rotineiro cruel, é acima de tudo um crime, pois a pessoa que o comete está atentando contra a vida, a dignidade, a saúde, a liberdade entre outros de um ser humano, e principalmente de uma criança, que é incapaz de se defender. É crime, pois vai contra os direitos fundamentais em grau de constituição nacional (Constituição Federal brasileira de 1988) e contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos em escala mundial.

Diante disso, é fácil compreender que o abandono em nenhum momento visa garantir a criança os seus direitos como cidadão, ele age visando apenas os interesses de outrem garantindo assim a eles sua integridade diante do ato. Por isso, seria importante que a sociedade civil, bem como o governo se organizasse tentando assim incluir novamente estes cidadãos a sociedade (por exemplo, por meio de uma facilitação na adoção), reinstituindo o que lhes foram tirados, começando por seus direitos fundamentais em conformidade com texto da legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com