TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo ativismo

Por:   •  28/9/2015  •  Artigo  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Apresentação do tema
  2. INTRODUÇÃO; o que é ativismo judicial? É um fenômeno no qual o Poder Judiciário efetiva o direito perante a ausência, insuficiência ou imprecisão dos Poderes Legislativos e Executivo. O ativismo judicial tem como finalidade a de materializar o legítimo valor normativo constitucional, preservando o direito dos litigantes de forma célere, e atendendo às soluções das lides e às necessidades advindas da omissão ou lentidão dos Poderes Executivo e Legislativo.
  3. JUSTIFICATIVA: Porque esse tema é relevante? A proposta de pesquisa se justifica devido à relevância do tema em âmbito nacional, de modo que questões políticas e morais da nação brasileira são transferidas para a esfera de decisão do Judiciário.

Relevância social: o Poder Judiciário vem desenvolvendo um papel de suma importância no meio social através de decisões sócio políticas, interferindo diretamente nas relações sociais.

Relevância jurídica: O ativismo leva o Poder Judiciária a um instituto garantidor de norma constitucional de forma a atuar na ausência dos demais poderes, permitindo ao Poder Judiciário que faça uma interpretação proativa das normas permitindo que sejam assim institucionalizados novos direitos.

  1. OBJETIVO GERAL: Analisar os impactos positivos e negativos do ativismo judicial vislumbrando uma forma de adequação aos princípios constitucionais.
  2. OBJETIVO ESPECÍFICO:  Identificar quais são as posições favoráveis e contrárias do ativismo judicial;  Caracterizar a importância e a necessidade do ativismo judicial, com a propósito de assegurar os direitos fundamentais dispostos na Constituição Federal de 1988.  Analisar casos em que na ausência de regulamentação pelos Podes Legislativo e Executivo, o Poder Judiciário atou de forma ativista, solucionando as lides a partir da interpretação da norma Constitucional.
  3. HIPÓTESE: Para que esse fenômeno se adeque aos princípios constitucionais, é necessária a imposição de limites e acesso sempre que necessário aos órgãos competentes, nas realizações de audiências públicas, na utilização do amicus curie, e sempre com as devidas fundamentações das decisões, visando uma maior concretude ás decisões e para que sempre possam ser proferidas de forma célere e eficaz.
  4. CONCEITO: O significado do ativismo no que diz respeito ao ordenamento jurídico é de uma postura proativa e efetiva do magistrado de direito que, com sua atuação, pretende dar maior aplicabilidade às normas.
  5. ORIGEM: O fenômeno tem sua origem na corte americana e conquistou espaço no Brasil com a redemocratização provocada pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
  6. EVOLUÇÃO: O Ativismo Judicial decorreu efetivamente do crescimento institucional do Poder Judiciário, evidenciado em vários países do ocidente, onde prevalecem os direitos fundamentais e o princípio da dignidade da pessoa humana em suas Cartas Políticas, no qual estabelece a necessidade de existência de órgãos competentes para desempenhar o controle de constitucionalidade das leis, que no Brasil é exercido pelo Supremo Tribunal Federal.
  7.  SEPARAÇÃO DOS PODERES: A interpretação desse princípio introduzido no texto constitucional deixa claro que a rigidez deverá ser ultrapassada em matéria constitucional, de forma que todos os poderes devem ser independentes e harmônicos entre si, devendo por este aspecto existir entre os mesmos uma relação de colaboração e de cumplicidade com os fundamentos da República Federativa do Brasil.
  8.  ASPECTOS POSITIVOS:

 Concretização dos direitos fundamentais e sociais;

 Dar maior aplicabilidade ás normas;

Suprir omissões dos Poderes Legislativo e Executivo;

  1.  ASPECTOS NEGATIVOS:

 Legislador negativo e positivo; como legislador negativo, tornando atos e leis do Poder Legislativo ou Executivo invalidas, e legislador positivo, interpretando as normas e princípios e lhes atribuindo juízo de valor

 Politização da justiça; O juiz deve sempre agir em nome da lei, vontade da maioria, e não com base em uma ideologia própria, atuando sempre com base na sociedade com um todo. Transformando os magistrados em políticos, no entanto, os magistrados não foram a voto popular, elegidos pelo povo.

 A reserva do possível: Para que seja objetivada uma obrigação imposta ao ente Estatal, está necessariamente ligada as possibilidades orçamentárias do mesmo, comprovando ou não a capacidade financeira para efetivar as referidas obrigações.

 Decisionismo judicial; Os magistrados passaram a negligenciar no dever de fundamentação de seus julgamentos.

  1. IMPORTANCIA E NECESSIDADE: Um dos grandes papéis da CF é proteger as garantias e direitos fundamentais, diante da omissão dos demais poderes resta ao Poder Judiciário assegurar esses direitos e garantias no âmbito jurídico. A ativação do Poder Judiciário é desejada pela própria Constituição de 1988. Pois a CF ela tem a intenção de uma justiça eficiente e ágil, caso contrario, teria se omitido em lhe conceder alguns meios, que são adequados para a imediata correção das violações a direitos.

  1.  ANALISE DE CASOS:

 Demarcação de terras Indígenas na área conhecida como Raposa/Serra Do Sol;

O caso em análise é a demarcação de terras indígenas da reserva raposa/serra do sol a grande polêmica nesse caso é que com a demarcação em área contínua fazendeiros e não índios tiveram que sair da reserva, deixando assim as fronteiras da reserva com outros países desprotegidos, facilitando a exploração estrangeira na reserva.

A ação popular foi julgada parcialmente procedente, reconhecendo a legalidade e constitucionalidade da portaria e impondo à Administração dezenove condições a serem observadas, configurando nestas imposições o ativismo judicial da corte por criar normas para regular situação não prevista em Lei.

Por conta disso, julgamento da PET 3388 repercutiu efeito para todas as pessoas que encontram-se na situação equivalente ao julgamento, qual seja, a de ocupante não-índio das Terras Indígenas Raposa Serra do Sol, de modo que os mesmos foram imediatamente retirados da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com