TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Políticas

Por:   •  5/5/2021  •  Dissertação  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE DIREITO

PROF: ANNE CAROLINE

THAIS RANIELE OLIVEIRA SILVA

BEATRIZ GOMES

HERIKSEN YURI

LARISSA SOUZA

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS POLÍTICAS

GOIÂNIA, 2021

                             Caso Concreto da aula 3

Karl Max foi um filósofo e revolucionário socialista nascido na Prússia, e Friedrich Engels foi um empresário industrial e revolucionário prussiano, nascido na atual Alemanha, juntos fundaram o chamado socialismo científico ou marxismo.

Na teoria marxista, o direito seria uma expressão do interesse da classe dominante, como instrumento ideológico de denominação da burguesia sobre o proletariado, onde esse direito não emanaria meramente da sociedade e sim do estado, onde o direito sofria a interferência de classes econômicas dominantes, sendo um instrumento de pressão sobre as classes menos favorecidas.

Marx acreditava que o estado deveria ser combatido para dar vez a um sistema comunista, de onde o direito realmente emanaria do povo, ele pré supõe que o ser humano é um ser social, ou seja que tem uma identidade completamente voltada a viver em sociedade com outros seres humanos, e são seres racionais e teleológicos, o que significa que somos responsáveis por nossa própria produção enquanto seres sociáveis.

Partindo dessa idéia, Marx elabora uma estrutura social importante onde ele classifica a sociedade em dois níveis: Infraestrutura social que seria a formação de uma sociedade mediante a atividade do trabalho e desenvolvimento social, formado por forças produtivas, tudo o que é empregado na produção do trabalho humano e superestrutura social que seria formas de regulamentação de idéias que compreende também os modos de pensar, as visões de mundo e demais componentes ideológicos de uma classe.

A superestrutura é derivada do conflito de interesses e das diferentes classes que fazem parte da base econômica de determinada sociedade, e segundo Marx onde há classes sociais, também há conflitos (luta de classes). Com o avanço da modernidade e do desenvolvimento do capitalismo as relações entre seres humanos tendem a desumanizar-se, mercadorias parecem ganhar vida tornando as relações frias, não são relações entre seres humanos, mas sim entre o dinheiro, e é esse avanço dessa mercadoria que gera um fetichismo de mercadoria.

As classes dominantes, comumente chamadas de burguesia, que tinham algum tipo de poder, seja ele militar, econômico ou religioso, tinham idéias dominantes que acompanhavam as relações econômicas políticas, e essas classes criaram processos mentais para tentar justificar e considerar que as suas relações são naturais, na visão de Marx ocultavam as relações sociais e reais condições de trabalho, promovendo uma alienação, onde o trabalho é retirado das classes produtoras, onde a produção de trabalho que não é paga ao trabalhador (mais valia) é extorquida, gerando consequências tais como: Desigualdade de acesso ao trabalho, falta de pertencimento do trabalhador na produção, desumanizando as relações de trabalho.

Podemos concluir que no capitalismo financeiro, que vigora até os dias atuais, damos tanta valorização aquilo que compramos e adquirimos que esse processo acaba criando um distanciamento de nós seres humanos, supervalorizamos ideias abstratas que se tornam concretas nos tornando distantes da vida humana.

Referências:

https://www.infoescola.com/sociologia/superestrutura-e-infraestrutura/

https://jus.com.br/artigos/15111/direito-estado-e-sociedade-sob-a-optica-de-karl-marx

https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/direito-estado-e-sociedade-sob-%C3%B3ptica-de-karl-marx-por-marselha-silv%C3%A9rio-de-assis

https://sociologiajuridica.net/direito-e-estado-sob-a-optica-de-karl-marx/

https://www.scielo.br/pdf/rdp/v10n2/2179-8966-rdp-10-2-1118.pdf

Caso Concreto da aula 4

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem as necessidades da população que habita seu território. Entre essas instituições podemos citar: As escolas, as prisões, hospitais públicos entre outros.

A nação por outro lado, tem seu conceito ligado a identidade, a cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura, e que já possuem uma determinada tradição histórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com