TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tutelas provisórias

Por:   •  11/12/2017  •  Artigo  •  5.401 Palavras (22 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 22

TUTELAS PROVISÓRIAS

São pautadas em cognição sumária ou superficial, ou seja, no exame menos aprofundado da causa, onde o juiz contenta-se em fazer juízo de probabilidade e não um juízo de certeza, por isso tem sempre natureza de execução provisória, podendo ser revogada ou modificada a qualquer tempo.

A tutela provisória normalmente não dura para sempre e pode ser substituída por outra tutela.

Diferentemente da cognição exauriente ou definitiva feita no processo de conhecimento, onde o juiz analisa/ aprecia todo o mérito do processo.

Classificação das tutelas jurisdicionais:

Pode ser: elas se imiscuem

  1. De urgência: o requerente demonstra sofrer um risco iminente ou dano irreparável ou de difícil reparação se a tutela não for concedida.
  2. De evidência: o requerente demonstra a evidência do direito, e, portanto, demonstra que merece a antecipação dos efeitos que só seriam dados ao final. É provável que o direito realmente exista em prol do requerente.

Pode ser:

  1. Final: tem como base uma cognição exauriente e gera, portanto, um juízo de certeza para o Estado- juiz concedê-la.
  2. Antecipada: os efeitos que só seriam concedidos ao final do processo são dados antes do desfecho natural do processo. Está relacionada a urgência e pode estar relacionada a evidência.

Pode ser:

  1. Preventiva: é aquela que visa inibir a prática de um ilícito ou inibir um dano – exemplos: tutelas cautelares (visa assegurar o resultado útil do processo) e as tutelas inibitórias.

Nem sempre a prática de um ilícito gera um dano. Pode ocorrer um dano com a prática de um ato lícito, por ex. legítima necessidade, exercício regular de um direito reconhecido e deterioração ou destruição da coisa alheia, ou lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente

(art. 188 do CC).

  1. Repressiva: é aquela que visa recompor/ compensar o dano já ocorrido.

Pode ser:

  1. Específica: O Estado-juiz concede a exata prestação obrigacional pretendida. Está relacionada com o P. da primazia da tutela específica – execução de obrigação de fazer, de não fazer. O juiz força o devedor a cumprir a obrigação em vez de converter em perdas e danos, com a imposição de por exemplo: astreintes (medida coercitiva para forçar o cumprimento de uma ordem judicial), multas (diária ou única), busca e apreensão, bloqueio de passaporte, ou qualquer meio necessário para fazer cumprir a ordem judicial.

Isso gera o poder geral de efetivação das tutelas satisfativas especificas pelo juiz (art. 139, IV, 536, 1o, 537, caput, 538, caput e 806, p. 1, 814, caput NCPC) = ativismo judicial que a lei permite.

O art. 139, IV prevê as medidas indutivas, coercitivas (atípicas), mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.

O juiz tem que fundamentar/fazer o ônus argumentativo analítico (art. 489, p. 1o do NCPC) a fim de não fazer um ativismo judicial arbitrário.

O ônus argumentativo analítico decorre do contraditório influente (art. 9 e 10 do NCPC), onde o juiz se deixou influenciar pelos argumentos trazidos pelas partes.

  1. Tutela pelo Equivalente: Não corresponde a exata prestação obrigacional pretendida. Por ex. se a obrigação não puder ser atendida, convola em perdas e danos. A tutela repressiva também é uma tutela pelo equivalente.

Classificação das tutelas provisórias quanto a natureza (art. 294, NCPC):

Art. 294:  A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência.

Parágrafo único.  A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

  1. Tutela provisória de urgência (art. 300 do NCPC):

Podem ser: Antecipadas e Cautelares.

Podem servir processo de conhecimento e ao processo de execução.

NCPC acabou com o processo cautelar autônomo (acabou com a autonomia/ regulamentação autônoma dos processos cautelares)  e com os procedimentos cautelares específicos (arresto, sequestro, busca e apreensão, etc.). O pedido continua ser de arresto, sequestro, mas não há um procedimento específico e não existirão requisitos próprios.

Visa assegurar o resultado útil do processo => tutela cautelar assecuratória.

Art. 301 NCPC. A tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito.

Há, a partir do NCPC, o poder geral de cautela, onde o juiz pode conceder de ofício a tutela cautelar - concessão da tutela de urgência inaudita altera parte (sem ouvir a outra parte).

A tutela antecipada tem cunho satisfativo (satisfação antecipada da pretensão do requerente que alega ser o titular de um direito).

Visa adiantar os efeitos que serão dados finais da sentença/ após a análise do mérito, ou seja, uma antecipação do objeto imediato do pedido feito no processo de conhecimento.

Em regra, o juiz não pode conceder de ofício a tutela antecipada, somente a parte pode requerer (Barbosa Moreira, Teoriza Vasques, Araquem de Assis). Porém, alguns doutrinadores entendem que o juiz pode conceder de ofício (Marinoni – caso de gravidade e razoabilidade, Bedaque – basta preencher os requisitos e Fux – depende da aferição casuística). Alexandre Câmara ainda não se posicionou.

As tutelas antecipadas e as cautelares quanto ao momento podem ser: antecedentes ou incidentais (art. 294, p. único, NCPC).

A tutela provisória pode ser concedida em qualquer fase do processo (momento da concessão da tutela provisória): pode ser concedida na primeira instância quando o juiz defere o pedido de tutela provisória da inicial; pode ser concedida em âmbito recursal/em grau de recurso (por ex, pedir efeito suspensivo numa Apelação; no Agravo de instrumento pedir o efeito suspensivo com base no 995, p. único porque esse recurso não gera o efeito suspensivo automático – pedir que a decisão atacada pare de surtir efeitos) e pode ser dada inclusive na sentença, quando o juiz confirma, concede ou revoga tutela provisória (inciso V, p. 1o do art. 1012 do NCPC). E, no art. 1012, p. 4o do NCPC – quando o juiz aplica efeito suspensivo nas sentenças previstas no p. 1o que tem efeito devolutivo, quando o apelante demonstra a probabilidade de provimento do recurso ou se a fundamentação for relevante, houver risco de dano grave ou de difícil reparação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com