TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assedio processual

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

HENRIQUE FURTADO DE MENDONÇA

ASSÉDIO PROCESSUAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO

BELO HORIZONTE

2015


HENRIQUE FURTADO DE MENDONÇA[pic 2]

[pic 3]

PROJETO DE PESQUISA

ASSÉDIO PROCESSUAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Instituição de ensino Faculdade Pitágoras, apresentado como requisito básico para a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

BELO HORIZONTE

2015


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1.        INTODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

        


  1. INTODUÇÃO

O presente trabalho aborda o tema “O assédio Processual na Justiça do Trabalho”. Pois há muito tempo vem se preocupando com a duração razoável do processo, buscando coibir chicanas e atos protelatórios, fazendo com que a prestação jurisdicional se torne efetiva no menor tempo possível.

O termo assédio é utilizado para descrever ato que cause constrangimento a pessoa de forma física e ou psicológica. Diante deste conceito podemos dizer que o assédio processual é uma modalidade do assédio moral, aquele que causa dano psicológico a outrem, porém no âmbito jurídico.

Na Justiça do Trabalho os litigantes cada vez mais têm procurado prolongar o processo, se utilizando por meios processuais com o objeto de prejudicar a parte contrária e a própria Justiça. Com isto o assédio processual tem ocupado cada vez mais espaço e vem tirando a celeridade processual existente na Justiça do trabalho.

Com estas constatações bem pertinentes a nossa realidade, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de trazer ao conhecimento está triste realidade existente do Direto do Trabalho.

  1. PROBLEMA

O processo do trabalho tem como princípios a simplicidade e a informalidade, conforme previsto no artigo 791, da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, o indivíduo poderá reclamar a pessoalmente na Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final, sem a necessidade de um advogado.

Diante desta situação onde não há espaço para o excesso de formalidade e para a exigência de conhecimento de técnicas processuais, a Justiça do Trabalho tem de certo modo contribuído para que ações infundadas e inverídicas sejam postuladas.  

O costume existente na Justiça do Trabalho é que quando o processo chega na fase de execução, notadamente existe uma verdadeira chicana, normalmente exercida pela parte devedora, contribuindo de forma significante para o atraso no cumprimento das decisões judicias.

Portanto diante desta situação pertinente a Justiça do Trabalho como demonstrar que está havendo o assédio processual e como responsabilizar os responsáveis por estes atos?

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Identificar de forma geral os principais aspectos referentes ao assédio processual na Justiça do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com