TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral nas Relações de Trabalho

Por:   •  13/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  10.447 Palavras (42 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 42

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS

DIREITO DO TRABALHO

ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

HÉRICA SABRINA DE ANDRADE

POUSO ALEGRE-MG, 16 DE DEZEMBRO DE 2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................................3

1 O ASSÉDIO MORAL..................................................................................................6 1.1 As fases do processo de assédio moral................................................................. 8

1.2 Tipos de assédio moral quanto à sua procedência............................................10 1.2.1 Assédio Moral Horizontal ..................................................................................10 1.2.2 Assédio Vertical Ascendente.............................................................................11 1.2.3 Assédio Vertical Descendente........................................................................11 1.2.4 Assédio Moral Misto ..........................................................................................12

1.3 Sujeitos no Assédio Moral.....................................................................................12

1.3.1 O agressor.........................................................................................................13 1.3.2 A vítima .............................................................................................................13

1.3.3 Os espectadores ...............................................................................................14

2 A TUTELA JURÍDICA DO ASSÉDIO MORAL NO BRASIL ......................................16

2.1 Tutela Jurídica Constitucional...............................................................................16

2.2 Tutela Jurídica Infraconstitucional ........................................................................18

2.2.1 Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ........................................................18

2.2.2 Fundamentos legais de âmbitos estaduais e municipais....................................19

2.2.3 Projetos de Lei Federais ....................................................................................21

3 CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL ............................................................23

3.1 Consequências sobre o meio ambiente de trabalho..............................................23

3.2 Consequências psicofísicas na vítima..................................................................24

3.3 O assédio moral como doença profissional ou do trabalho ..................................25

3.4 Consequências para a empresa ..........................................................................27

3.4.1 O custo do absenteísmo, da queda de produtividade e da rotatividade de mão de obra .....................................................................................................................27 3.4.2 Função Social desviada ....................................................................................28

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................30

REFERÊNCIAS .........................................................................................................33

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como propósito discutir um tema que se tornou uma forte preocupação social: o Assédio Moral, tendo como marco os ensinamentos de Marie-France Hirigoyen, autora referência nesse assunto.

O interesse pelo tema adveio do fato de que a realidade deste cenário e do peso inconcebível com que ele tende a impactar a área de gestão trabalhista pelos anos que ainda virão, foi o que me impulsionou na alimentação ao interesse pela elaboração deste trabalho.

A motivação para a escolha do tema gira em torno do crescente número de casos envolvendo as relações de trabalho. Trabalhadores, muitas vezes terceirizados, acabam sofrendo assédio moral e muitos destes por não conhecerem o assunto, chegam a confundir o mesmo com o assédio sexual.

O tema está inserido no âmbito do Direito do Trabalho, do Processual Trabalhista e porque não, até do Constitucional, daí decorrendo sua relevância social, vez que todos nós, invariavelmente, estamos cercados no dia a dia por relações trabalhistas.

Mesmo estando em todas as partes da nossa sociedade, o assédio moral nas relações de trabalho ainda é pouco discutido e com um referencial teórico ainda bem vago nesse sentido. Até mesmo as pesquisas quanto ao tema são em número reduzido no Brasil, se observada à intensificação e a gravidade do fenômeno.

A caracterização do assédio nas relações de trabalho depende do assediador agir no ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, caso contrário, se agir fora de suas funções, não haverá a responsabilidade do empregador, uma vez que este não terá como fiscalizar a vida privada do trabalhador. Diante dessa pormenorização do instituto, emerge o seguinte problema de pesquisa: O que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho e quais são os prejuízos decorrentes desta prática?

Com base nesse problema, o presente trabalho terá como hipótese a seguinte linha de raciocínio: embora tenhamos estudos ainda em quantidade aquém em relação à importância do tema, nas doutrinas existentes, a ampla maioria dos doutrinadores concordam que para caracterizar assédio moral é primordial que haja condutas contrárias à dignidade da pessoa humana, bem como condutas hostis e que estas necessitam acontecer de forma frequente.

Isso porque, a saúde e o trabalho são sacramentados, pela Constituição Federal, como Direitos Sociais. Desta forma, se observa que o assédio moral fere esses direitos quando causa consequências à saúde e impossibilita um ambiente de trabalho adequado. No entanto, o assédio moral ainda não tem previsão específica no ordenamento brasileiro, nem do ponto de vista penal, nem trabalhista. A proteção que, a priori, ocorre é com base nos direitos à saúde e ao trabalho e ainda baseado no Princípio da Proteção da Dignidade da Pessoa Humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.8 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com