TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Ciencia Politica e do Estado

Por:   •  3/12/2021  •  Dissertação  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Cite e explique dois elementos constitutivos do Estado

O Estado possui 5 elementos constitutivos para sua formação, sendo eles a soberania, o território, o povo, o poder e a sua finalidade.

O Estado como elemento povo, devemos compreender que “povo” não é população e muito menos nação, devido povo ser um conjunto de cidadãos que vivem no estado, o que diferencia de população, do qual é o conjunto de pessoas que vivem no território de um estado, sendo temporário ou não, e de nação, do qual é uma comunidade histórico-cultural. Já o elemento de finalidade, pode-se concluir que o Estado tem por objetivo o bem-comum, do qual consista e favoreça o desenvolvimento integral dos cidadãos.

  1. Por que o sufrágio universal é um dos fundamentos das democracias modernas?

O sufrágio universal permitiu a participação dos cidadãos nas decisões públicas, ou seja, tornando-se a supremacia da vontade popular, um dos fundamentos do Estado Democrático. A partir disso, deu-lhes o direito de votar, podendo ser de participação direta, o poder de decisão a determinados assuntos do governo, e indireta, do qual eles elegem o seu representante. Concluindo-se que o sufrágio universal é um dos fundamentos das democracias modernas, pois é o exercício do direito ao voto.

  1. Compare, no que diz respeito às formas de governo, a diferença que se refere ao tempo no cargo do Chefe de Estado

No que diz respeito às formas de governo temos a monarquia e a república. Na monarquia o Chefe de Estado é o monarca, do qual não é escolhido pelo povo e sim pertencente a uma hereditariedade, do qual torna-se vitalícia, ou seja, dura a vida inteira, devido o cargo passar de pai para filho. Já na república, o Chefe de Estado é escolhido e possui uma temporariedade de mandato, devido a sua eletividade.

  1. Compare, no que diz respeito aos sistemas de governo, a diferença que se refere à forma como é escolhido o Chefe de Governo.

No que diz respeito aos sistemas de governos temos o presidencialismo e o parlamentarismo. No presidencialismo, o Chefe de Governo/Chefe de Estado é eleito pelo povo, do qual diversos candidatos concorrem a presidência da república, e a partir disso o povo elege naquele em que mais se identifica. Diferente do parlamento que o Chefe de Governo é o chefe do poder executivo, ou seja, a função Chefe de Estado e de Governo são distintos. E geralmente o Chefe de Governo é indicado pelo Chefe de Estado e aprovado em nome do parlamento, isto significa que o Chefe de Governo não é eleito pelo povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com