TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estruturada de sociologia

Por:   •  23/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

BOLETIM INFORMATIVO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA

VOL.1/ ED. 1

 PLURALISMO SOCIAL [pic 2]

 O pluralismo é inerente a um povo socialmente evoluido, que é capaz de respeitar as diferentes ideias no seio social. O brasil constitucionamente garante aos seus cidadãos o direito de ver suas opinioes respeitadas, sejam elas adotadas por maiorias ou minorias, isso é salutar a uma nação pautada na democracia e no respeito a pessoa humana.

Vale destacar a titulo de exemplo das garantias ao pluralismo social, a liberdade de religião, liberdade de expressão, liberdade de opinião, etc. Todos nós devemos ter consciência e acreditar de fato nos direitos e liberdades garantidos pelo estado democratico de direito. O pluralismo político é a maior afirmação de que as diferentes ideias serão respeitadas e terão representatividade frente as mudanças na legislação e no convívio social.

O pluralismo político garante que todos os seguimentos sociais tenham representação no momento de elaboraçao das leis e que seus direitos sejam continuamente respeitados, tratando-se de verdadeira vedação ao retrocesso, haja vista um direito adquirido não mais poder ser extipardo do arcabouço juridico sob pena de configurar violação ao direito humanitário.

  •  “A sociedade sem o Direito não resistiria, seria anárquica, teria o seu fim. O Direito é a grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem, para corrigir a sua imperfeição, o Direito representa o grande esforço para adaptar o mundo exterior às suas necessidades de vida”  - Introdução ao Estudo do Direito - Paulo Nader

PROJETOS SOCIAIS

Quando você estende a mão, o mundo enxerga o seu coração.

LEVAR ALENTO AOS MENOS FAVORECIDOS, ESTE É UM DE NOSSOS OBJETIVOS.

Você gosta de fazer a diferença na vida de outras pessoas? Seu lugar é aqui.

                    A participação de todos em projetos sociais é muito importante, pois exterioriza uma sociedade solidária e que tem consciencia de que o convívio social deve refletir o bem comum, e não o bem de poucos em detrimento de muitos.

[pic 3]            Inclusive, vale dizer, as empresas, maiores detentoras do poder economico, não devem ter receio em fazer doações às entidades com fins sociais, devendo procurar sempre seguir as legislações, que muitas vezes incentivam através de isenções de impostos àquelas empresas que desempenham alguma atividade voltada para o social.

            A conscientização do povo somada a pequenos atos humanitários e solidários pode sim fazer toda a diferença, pois a solução não se encontra com a simples transferência de problemas, tendo em vista que não se deve esperar que o estado resolva todos os problemas de uma sociedade complexa, afinal é do conhecimento de todos que a educação (verdadeira solução) começa em casa.  

Homossexual tem Direito de se Casar no Brasil

              O homossexualismo tem ganhado relevante destaque no mundo juridico pelo fato de se configurar opção evidente em considerável parte da população mundial. No brasil, os homossexuais têm sido discriminados, apesar da carta magna de 1988 coibir tal conduta discriminatória.

              Alguns juízes e setores mais conservadores da sociedade resistiam em aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo; contudo foi colado uma pá de cal sobre o assanto ao ser reconhecido tal direito na resolução nº 175/2013 do CNJ- Conselho Nacional de Justiça que assim dispoe:

             “Art.1º. É vedada às autoridades competentes a recusa de                                                                                                                             habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.”

[pic 4]            Devemos entender como aceitável o reconhecimento pelo ordenamento jurídico de uma situação de fato existente, não há razão por que reprimir pessoas, que são livres em suas escolhas e decisões, de praticarem uma conduta não vedada em lei, traduz-se o direito a busca pela felicidade já reconhecido pelo STF.     

VOTO DISTRITAL

Senado aprova voto distrital para eleição de vereadores.

                O senado aprovou o voto distrital nesta quarta-feira dia (22) de projeto que institui o voto distrital para a eleição de vereadores nos municipios brasileiros com mais de 200 mil eleitores. Pela proposta, cada municipio seria dividido em distritos, e cada um deles elegeria um representante para a câmara de vereadores.

                O número de distrito do município será, pelo projeto, igual ao número de vagas na câmara municipal. Cada partido fica autorizado a registrar apenas um candidato por distrito.

                 A notícia veiculada acima não traduz o brasil que queremos, o povo reclama por reforma politica.

A REFORMA POLÍTICA – UM BRASIL QUE QUEREMOS. 

[pic 5]

               Já se vão mais de 500 anos e o povo brasileiro ainda está acordando de um lindo e adorável sonho para uma dura e cruel realidade. A reforma política será o primeiro passo para solução dos problemas sociais. O povo, “após esse breve período”, começou a enxergar a raiz do problema, mas alguns políticos ainda não querem ver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (490.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com