TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps direitos humanos

Por:   •  4/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No trabalho a seguir iremos abordar um tópico de extrema importância para a sociedade, os direitos humanos e dentro dos direitos humanos iremos entender de forma especifica os direitos relacionados a saúde e o meio ambiente.

Titularidade e objetivo do direito a saúde e geração de direitos humanos se classificam como direitos difusos, pois não podem ser especificadamente direcionado á um grupo especifico de pessoas, pois abrange toda a sociedade de forma geral. Temos como grande exemplo do assunto o saneamento básico, o mesmo atinge grande parte de toda população de baixa renda que vivem em áreas que não possui uma rede de esgoto devida de acordo com o mínimo necessário. A condição citada afeta de forma direta o direito da saúde do cidadão, com essas condições de vidas referentes não somente ao saneamento básico mais á diversos outros tópicos relacionados á uma vida digna, faz com que seja cada vez maior o número de pacientes nos hospitais públicos, ou seja, caso problemas como a falta de um saneamento básico estivessem sidos solucionados não existiria a necessidade de esses cidadãos estarem frequentemente em hospitais reduzindo a lotação nos leitos e consequentemente melhorando a qualidade da saúde pública que é um direito fundamental do ser humano.

Os direitos humanos são classificados em gerações ou dimensões de acordo com o modelo do Estado, o doutrinador Norberto Bobbio faz esta classificação em três gerações de direitos humanos, sendo os de primeira geração direitos como: a liberdade, a propriedade e vários outros, pois são direitos que se opõe ao Estado, pois o mesmo não pode intervir.

Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos se classificam em que todos têm direito ao meio ambiente como ao mesmo tempo o dever de preserva-lo. O conceito quando falamos de meio ambiente é muito mais abrangente do que apenas um bem público, pois não é só do Estado, mas também de toda coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo. As questões relacionadas ao meio ambiente são de vital importância para nossa sociedade, pois se trata de valores que não podem ser comprados, além de ser um principio constitucional que condiciona toda atividade econômica do país A natureza econômica do Direito Ambiental deve ser percebida como o simples fato de que a preservação e sustentabilidade da utilização racional dos recursos ambientais devem ser encaradas de forma a assegurar um padrão constante de elevação da qualidade de vida dos seres humanos que, sem dúvida alguma, necessitam da utilização dos diversos recursos ambientais para a garantia da própria vida humana. O meio ambiente é bem de uso comum da população, é um direito de todos, se ocorrerem qualquer dano ao meio ambiente, afetará diretamente a qualidade de vida da toda a população. A Titularidade visa à proteção da sociedade e da sua formação, quisermos ter uma vida digna, e necessária ter uma proteção com o meio Ambiente. Todos têm o direito a um meio Ambiente equilibrado, sabemos a importância da natureza para manutenção da espécie humana, precisamos lutar e seguir regras e leis que nos proteja.

Conclusão

Conclui com a realização deste trabalho que principalmente o direito a saúde é totalmente vinculado a outros direitos fundamentais que quando são afetados acaba de uma forma direta atingindo o direito a saúde do cidadão, um pouco diferente o direito ambiental, é um direito fundamental que descarrega sobre os cidadãos o dever de preserva-lo, contribuindo também para economia do país.

Referências

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais

14. Ed. saraiva. São Paulo

Constituição Federal Art. 196 e Art. 225

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com