TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a atual crise econômica

Por:   •  10/8/2016  •  Dissertação  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Ensaio sobre a conturbação política no Brasil da nova geração

(título tão confuso quanto a atual 'crise'...)

O tempo passa e certamente as pessoas evoluem... A geração atual foi tomada por uma onda de engolir sem mastigar as informações cuspidas por grandes emissoras e a propagação de informações defasadas é surpeendente.

Digo sem mastigar por que a digestão é altamente prejudicada, daí então o que acontece? Infomação não processada da forma correta acaba se tornando perigosa, sem fundamento e o pior: há quem creia veemente nela...

Fato é que o país vive um momento de crise, sim. Certa vez estava a assistir uma reportagem em que a genial Viviane Mosé comentava sobre uma pesquisa em que a preocupação do ser humano sobre o futuro é a instabilidade econômica mundial, seguidos de meio ambiente e terrorismo, enquanto na América Latina há preocupação com o meio ambiente mas não há com a crise econômica mundial, então ela diz "claro, isso não é notícia, não temos notícia do perigo que traz a situação econômica da Europa, da China[...]" sim, analisa-se a crise brasileira como se fosse um fato isolado, como se não houvessem interferências exteriores, não há o contexto que deveria ser estabelecido pela mídia, uma vez que o papel dela é informar os cidadãos.

A história política brasileira é provida de vilões. E heróis. Sim. Heróis até serem pegos de surpresa sem suas armaduras, mas heróis.

Desde sempre a economia brasileira investiu demais em filiais, certo, não temos toda a matéria prima necessaria para fabricação de alguns produtos, mas será que toda essa importação é realmente necessária? A valorização da matéria prima própria certamente ajustaria alguns custos e inclusive a geração de emprego e confiança para novos micro empresários. Mas tudo bem (ou não), passando do debate sobre possíveis soluções, o Brasil dos últimos anos é um Brasil de povo mais confiante, mais estudantes, menos pobres, mais oportunidades e caminhos mais acessíveis à minoria sempre deixada de lado.

Sabe-se que a crise economico-política dos tempos atuais desperta divergências (inclusive desfez muitas amizades) sempre que citada, após ouvir diversas opiniões distintas, levando em conta o triste jogo de interesses que envolve a situação leva à alguns meios de comunicação a favorecer o lado que bem lhe convém, criam uma atmosfera de ódio e inflam uma crise que é bem menor do que a relatada, diga-se de passagem, é fundamental o senso crítico e discernimento para a melhor compreensão e associação dos fatos. A inundação de expectativas (boas) do "novo" governo caiu por terra, com pouquíssimo tempo já foi visto que não serão atendidas conforme algumas pessoas acreditavam cegamente.

Uma vantagem maravilhosa que faz sim ter vontade de esperar a semente evoluir, que faz acreditar numa melhora: os movimentos sociais ganharam força extraordinariamente. Uma juventude dada como adormecida mostrou que "um filho teu não foge à luta", mostrando o valor irrefutável existente na empatia, na solidariedade.

Não adianta crer em heróis. Já foi visto e revisto que não existe "milagre repentino da economia brasileira" tampouco "super herói da pátria". Não, não vai acontecer.

Heróis mesmo são os que levantam cedo, vão a luta sem saber o que lhes esperam, reforma de previdência, extinção de CLT, enfim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com