TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORÇA DO MERCADO DE LIVROS GEEK DIANTE DA ATUAL CRISE DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO.

Por:   •  9/9/2019  •  Monografia  •  3.959 Palavras (16 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 16

A FORÇA DO MERCADO DE LIVROS GEEK DIANTE DA ATUAL CRISE DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO.

Dos Santos, Jaquiélio

RESUMO

O objetivo principal desse estudo foi fazer uma análise ampla sobre o atual momento do mercado editorial brasileiro e a grave crise pela qual o mesmo passa nos dias atuais, levando ao fechamento de livrarias físicas e elevando o preço da maioria dos títulos encontrados disponíveis, dentre outras tantas consequências . Em contraponto a isso, o mercado de livros geek demonstra sua força ao mostrar uma franca ascensão, mesmo diante de um cenário tão desfavorável.

Palavras-chave: mercado editorial, crise, geek, livros

ABSTRACT

The main objective of this study was to make a broad analysis on the current moment of the Brazilian publishing market and the serious crisis that it is currently experiencing, leading to the closure of physical bookstores and raising the price of most available titles, among others so many consequences. In counterpoint to this, the geek book market demonstrates its strength by showing a frank rise, even in the face of such an unfavorable scenario.

Keyword: Market publishing, crisis, geek, books

1. INTRODUÇÃO

O mercado editorial brasileiro vive, nos dias atuais, uma das piores crises de sua história. Diante de tal cenário, as livrarias de pequeno porte que ainda resistem são cada vez mais raras. Além disso, duas das maiores redes varejistas do mercado, Cultura e Saraiva, entraram com pedido de recuperação judicial, com débitos exorbitantes com seus credores. A pesar contra essas empresas, há uma evidente má administração do negócio e um falho processo de adaptação de mercado. Por outro lado, existe, também, outra grande razão: nos últimos tempos, as livrarias simplesmente deixaram de vender livros. Contudo, ao fazermos uma análise mais ampla desse cenário, é possível constatarmos que, mesmo diante de um mercado desfavorável, um nicho específico de livros encontra-se em franca ascensão: os voltados para a cultura geek.

PROBLEMA

A questão central desse trabalho é entender de que forma o mercado geek está impactando, diretamente, o mercado editorial brasileiro, diante da crise atual.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como importância principal compreender esse potencial público consumidor, em todas as suas mais variadas categorias. Ele apresenta dados que farão um panorama geral do tema proposto.

HIPÓTESE

A popularidade e diversidade dos títulos de fantasia, quadrinhos, super-heróis e de ficção científica explicam o boom desse mercado, que viu os filmes e séries com essa temática atingirem a grande massa, com títulos que dialogam, cada vez mais, com o grande público. E esse público mostra-se fiel e com alto poder de consumo, adquirindo colecionáveis, vestuário, acessórios e, principalmente, livros.

OBJETIVO GERAL

O objetivo desse trabalho é, por fim, compreender como o crescimento do mercado de livros voltados para o público geek está impactando o mercado editorial brasileiro diante de sua atual crise.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos desse trabalho: identificar os motivos que exemplifiquem a ascensão do mercado geek; analisar, num âmbito geral, toda a conjuntura em que a crise do mercado editorial brasileiro se encontra; demonstrar como esse mercado em crise é impactado por esse público consumidor específico, haja vista seu crescimento.

METODOLOGIA

Nesse trabalho serão coletados dados que têm como intuito descrever o tema proposto. Artigos, vídeos e publicações variadas servirão como base de pesquisa. Para que a visão geral do tema proposto seja a mais ampla possível, serão usados dados de pesquisas do tipo quantitativa e qualitativa. Uma vez coletados os dados, a análise geral do trabalho será possível, até a sua explanação final.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CRISE NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO

2018 ficará marcado para todos os profissionais do mercado editorial brasileiro como o ano pelo qual o setor passou por uma grave e profunda crise financeira, que é resultado de um processo que vem se agravando ao longo dos anos, sendo, esse último, o quinto ano seguido de retração. Como resultado, além da queda no volume de vendas e faturamento, grandes redes, Cultura e Saraiva, que representavam 40% do faturamento das grandes editoras, também entraram com pedido de recuperação judicial que é a reorganização administrativa e financeira de uma empresa feita com intermediação da justiça para evitar, dessa forma, a sua falência. Como resultados imediatos, um grande número de demissões, dimunuição de lançamentos literários e tiragens menores, o que resulta em preços mais elevados para o consumidor, levando, diretamente, á diminuição de vendas e ao agravamento da crise. O que se observa diante de tal cenário é a reação em cadeia, em que um problema leva ao outro aumentando ainda mais o cenário pessimista desse mercado.

Essa crise das grandes redes tem um forte impacto no mercado editorial devido ao modelo consignado que é praticado pelas livrarias. Ele funciona da seguinte forma: as editoras mandam seus livros para as livrarias, que só repassam os valores ás editoras quando os livros chegam ao consumidor final. Tal modelo facilita o endividamento das grandes redes.

“O livro é a única mídia que resistiu globalmente a um processo de disrupção grave. Mas no Brasil de hoje, a história é outra. Muitas cidades brasileiras ficarão sem livrarias e as editoras terão dificuldades de escoar seus livros e de fazer frente a um significativo prejuízo acumulado”. (SCHARCZ, 2018)

  A crise atingiu não apenas as livrarias, mas também as principais editoras do país, como exemplo mais sintomático temos o da editora Abril,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com