TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA EM CARÁTER ANTECEDENTE

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 10

MERITÍSSIMO JUÍZO DA __ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS-SP

LÍVIA (SOBRENOME), pessoa física, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (número R.G), (CPF nº), (endereço eletrônico), domiciliada e residente na (rua), (bairro), na cidade do Campinas– SP. Vem, perante Vossa Excelência, por meio de seu advogado que a esta subscreve, com endereço profissional na (rua), (número), (bairro), (cidade), (CEP), (endereço eletrônico), por intermédio de seu advogado e bastante procurador, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA EM CARÁTER ANTECEDENTE

Em face do plano de saúde VIVA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita sob o CNPJ (nº), com sede na (rua), (número), (bairro), (cidade), (CEP), na cidade de São Paulo-SP, pelas razões de fato e direito abaixo delineados:

DOS FATOS

A Requerente, em (data) celebrou um contrato com o plano de saúde VIVA ,  pelo qual é beneficiária titular, tendo a mesma direito a enfermaria.

Lívia, desde a celebração do contrato, tem cumprido com suas obrigações frente ao plano de saúde, e contando com o mesmo resolveu que em 03 de abril de 2016, a Requerente submeteria à cirurgia bariátrica, devido sofrer de uma obesidade mórbida.

Após a cirurgia, a mesma foi informada de que os procedimentos cirúrgicos, sendo eles, mamoplastia, branquioplastia e dermalipedomia crural teriam que ser feitos após sua recuperação que se daria aproximadamente em três meses.

No intervalo dos meses de outubro do ano de 2016 a fevereiro o ano de 2017,  Lívia solicitou a continuidade do tratamento da obesidade mórbida, juntando  2 (dois) laudos de seu médico assistente, Dr. Gray – Cirurgião Plástico CRM 1000, o  qual  indicou  a  necessidade  da  cirurgia  plástica/reparadora.  

Entretanto, a operadora negou-lhe a continuidade  do  tratamento  que  lhe  havia  prometido, alegando que as referidas cirurgias são estéticas e que não pode ser considerada como extensão do tratamento. Porém a cirurgia plástica neste caso não é considerada estética, visto que a retirada do excesso de pele tem característica não só estética, mas essencialmente reparadora, tendo em vista que denota melhoria funcional na qualidade de vida do paciente.

Diante da situação, a Requerente solicitou várias vezes o tratamento, porém as diversas tentativas foram negadas pelo Requerido.

A Requerente se encontra em situação delicada e constrangedora, pois é de estrema urgência continuar o tratamento e diante do plano se negar a custear, a única alternativa seria a mesma pagar o tratamento.

Assim sendo, a Requerente tem sofrido forte abalo psicológico pela inoperância do plano de saúde em um momento de urgência, visto que devido ao excesso de pele tem adquirido assaduras pelo corpo  e há grandes riscos da mesma adquirir dermatites e infecções.

 Devido ao constrangimento que tem sofrido e a urgência de seu tratamento, a Requerente busca por uma prestação jurisdicional célere e efetiva, pleiteando em face do requerido a concessão de Tutela Provisória de Urgência Antecipada com caráter antecedente.

          DO DIREITO

  1. DO DIREITO PLEITEADO

É incontestável a existência da urgência das alegações comprovadas com a análise dos dois laudos (documentos em anexo) feitos pelo médico assistente da Requerente, Dr. Gray, o qual solicitou as cirurgias plásticas reparadoras.

Tendo em vista a demora a seu tratamento, a Requerente tem adquirido assaduras por partes de seu corpo e corre riscos de adquirir dermatites e infecções.

A requerente também tem sido acompanhada por psicólogo (conforme documento em anexo) pois devido a frustração sofrida com o seu tratamento, a mesma se encontra depressiva e constrangida de sair socialmente.

Portanto a requerente tem resguardada seu Direito adquirido, visto que cumpre mensalmente com suas obrigações frente ao plano de saúde e é dever do plano de saúde arcar com as custas de seu tratamento.

A jurisprudência pátria é uníssona:

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO ORDINÁRIA - PLANO DE SAÚDE - MAMOPLASTIA BILATERAL CORRETIVA (GIGANTOMASTIA) - NEGATIVA DE COBERTURA DO PLANO DE SAÚDE - IMPOSSIBILIDADE - SENTENÇA REFORMADA.

1. Conforme o entendimento do art. 47 do Código de Defesa do Consumidor, as cláusulas contratuais devem ser interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.

2. É inadmissível a concepção de que o consumidor, figura hipossuficiente na relação de consumo, possa ser prejudicado em face do Plano de Saúde contratado, simplesmente, por não constar no referido contrato ou no rol da ANS o procedimento indicado pelo médico.

3. Demonstrado o risco de agravamento do estado de saúde do usuário e considerando que a operadora de saúde deve, em princípio, fornecer ao segurado os meios necessários para seu completo restabelecimento, a cobertura do tratamento é medida que se impõe. V.V EMENTA - APELAÇÃO CÍVEL - CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - APLICABILIDADE - EXCLUSÃO DE COBERTURA DO PROCEDIMENTO - CLÁUSULA EXPRESSA - POSSIBILIDADE - EQUILÍBRIO CONTRATUAL. - A cláusula limitativa de risco encontra amparo no Código Civil e é amparada pela doutrina como válida, na medida em que a limitação dos riscos constitui o modo de preservar o equilíbrio do contrato de plano de saúde, destacando que alguns riscos, por sua gravidade e extensão, capazes de comprometer o equilíbrio da mutualidade, podem não receber cobertura do segurador.

Decisão        

DERAM PROVIMENTO AO RECURSO, VENCIDO O REVISOR

 Temos também  no caso o  princípio  Pacta Sunt Servanda transgredido pelo Requerido foi o Pacta Sunt Servanda ,pois  “os contratos existem para serem cumpridos”, o que é flagrantemente desrespeitado, nos dizeres de Flávio Tartuce:

Decorrente da ideia clássica de autonomia da vontade, a força obrigatória dos contratos preconiza que tem força de lei o estipulado pelas partes na avença, constrangendo os contratantes ao cumprimento do conteúdo completo do negócio jurídico. (Manual de Direito Civil, 2016, Ed. Método, 6ª edição, p. 622)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com