TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação de Revisão de Contrato

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.853 Palavras (24 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 24

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 12ª VARA DE RELAÇÕES DE CONSUMO DESTA CAPITAL

AÇÃO DE REVISÃO CONTRATUAL

 

                                   , já devidamente qualificado, nos autos da ação em epígrafe, que move em face do BANCO          S/A, vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio do seu advogado infrafirmado, MANIFESTAR-SE acerca da contestação e documentos de fls. 69/89 e para tanto, expõe e requer.

                                 O Código de Defesa do Consumidor foi criado para fornecer um ponto de equilíbrio nas transações entre consumidores e fornecedores.

                                 O novo ordenamento jurídico, de modo decisivo e palpável, veio reduzir o espaço reservado a autonomia da vontade, coibindo por meios de normas imperativas a adoção de cláusulas abusivas. Sua finalidade é promover e garantir a equidade entre os contratantes, e mais, proteger a parte economicamente mais fraca.

                                 Estas normas devem ser respeitadas, em razão de serem de ordem pública. A determinação de nulidade absoluta de instrumento (contrato) foi o meio encontrado para punir os abusos contratuais.

                                 O CDC declara expressamente nulas cláusulas abusivas. Assim, os juros reais fixados no contrato são absolutamente nulos, pois manifesta a sua abusividade. O mesmo faz-se notório em relação à taxa referencial.

                                 Busca ainda abrigo no artigo 145, inciso V, do Código Civil, que estabelece a nulidade do ato jurídico “quando a lei taxativamente o declarar nulo ou lhe negar efeito”.

                DA DEFESA APRESENTADA

                                 O réu, em sua contestação, vem apresentar razões tangenciais e inverídicas, sem fundamentos fáticos e jurídicos, fugindo sintomaticamente, de ferir frontalmente a questão proposta para discussão, como se verá adiante.

                                

                                 O autor não quer que a dívida seja perdoada, mas sim a revisão das cláusulas contratuais, tendo em vista que os juros embutidos no contrato são extorsivos.

        

                                 O contrato de adesão pode ser até legal, mas, as suas cláusulas o tornam imoral.

DA CONCESSÃO DE TUTELA ANTECIPADA

                                 Consoante estabelece a norma processual vigente, para concessão de antecipação de tutela, ainda que parcial, far-se-á necessário à demonstração da plausibilidade do direito invocado aliado a verossimilhança das alegações que a parte fizer em juízo, o que com a devida vênia, o Autor demonstrou com sobras.

                                 Os fatos e provas, bem como a matéria de direito trazida à presente, premissa vênia não deixam dúvidas acerca da veracidade do quanto arguido, bem como das abusividades praticada pelo Réu, demonstrando a verossimilhança das alegações, de forma inconteste de acordo previsto nos Artigos 294, PU e 300 do CPC, abaixo:

Art. 294.  A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência.

Parágrafo único.  A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

Art. 300.  A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

                                 O autor chama a atenção de Vossa Excelência para a determinação contida no § 2º e 3º do Inciso IV contidos no artigo 330 do Código de Processo Civil, senão vejamos:

§ 2o Nas ações que tenham por objeto a revisão de obrigação decorrente de empréstimo, de financiamento ou de alienação de bens, o autor terá de, sob pena de inépcia, discriminar na petição inicial, dentre as obrigações contratuais, aquelas que pretende controverter, além de quantificar o valor incontroverso do débito.

§ 3o Na hipótese do § 2o, o valor incontroverso deverá continuar a ser pago no tempo e modo contratados.

 

DESSA FORMA, O DEPÓSITO DOS VALORES INCONTROVERSOS NÃO TRARÁ PREJUÍZOS AO RÉU, POSTO QUE PODEM SER COMPLEMENTADOS AO FINAL DO PROCESSO, QUANDO DO JULGAMENTO DEFINITIVO DA LIDE.

DO BENEFÍCIO DA ASSISTENCIA JUDICIÁRIA:

                                 Conforme preceitua a norma processual civil vigente, em seu art. 99, dispõe que:

Art. 99.  O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.

(...)

§ 3o Presume-se verdadeira a alegação de insuficiência deduzida exclusivamente por pessoa natural.

§ 4o A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça.

                                 Outro entendimento não é o do Superior Tribunal de Justiça, que tem decidido medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso especial, para a concessão do benefício da justiça gratuita, vez que é suficiente a simples alegação do requerente de que sua situação econômica não permite pagar as custas processuais e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com