TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia e Obras de Norberto Bobbio

Por:   •  15/5/2022  •  Monografia  •  6.270 Palavras (26 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Paulista - UNIP

Luís Felipe A. Carvalho

Juliana Batista Santos

Nalanda Bastos Andrade

Larissa Vitória A. Cruz

Soraia Silva Zielinski

Carla Eloi Soares

Alicia Rodrigues de Carvalho

Nicolle Medeiros Morais

Amanda Oliveira Rocha

                                     Trabalho de Filosofia

                                         Norberto Bobbio

Santana de Parnaíba, SP

2022


                    Norberto Bobbio

   

Trabalho apresentado a fim de

dissertar acerca do autor filosófico

Norberto Bobbio, e seus ideais

sobre Filosofia, Direito e Política

Orientador (a): Mário Luiz

Santana de Parnaíba, SP

2022

Resumo

O trabalho apresentado busca realizar uma explicação acerca do autor filosófico Norberto Bobbio. O filósofo italiano foi um dos principais nomes relacionados à Filosofia, Política e Direito do século XX. Suas obras foram e são importantes para todas as pessoas voltadas às atividades acadêmicas. Ademais, há-se também a pretensão de realizar uma dissertação voltada às obras de Bobbio que lhe renderam tal importância no meio acadêmico.

Palavras-Chave: Filosofia; Norberto Bobbio; política; direito; meio acadêmico.


                                 Summary

The work presented seeks to explain the philosophical author Norberto Bobbio. The Italian philosopher was one of the main names related to Philosophy, Politics and Law of the 20th century. His works were and are important for all people involved in academic activities. In addition, there is also the intention to carry out a dissertation focused on the works of Bobbio that gave him such importance in the academic environment.

Key words: Philosophy; Norberto Bobbio; policy; law; academic environment.                                                            


                         

                                      Sumário

1.Introdução        6

2. Biografia        7

2.1. Carreira docente        8

3. Direito e Poder        9

4. Estado e Poder        11

4.1 Teorias do poder        11

4.1.2 Formas do poder e poder político        13

4.1.3 As três formas de poder        14

5. Fundamento do poder        15

5.1 O problema da legitimidade        15

6. Estado, Governo e Sociedade        15

6.1 Os Elementos Constitutivos do Estado        18

7. “O futuro da democracia”        19

8. Tipologias Clássicas        23

9. CONCLUSÃO        24

10.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        25

     

 

                            1.Introdução

O presente trabalho busca realizar uma análise acerca do filósofo Norberto Bobbio, que fora um dos principais nomes no meio acadêmico, político e filosófico do século XX. Tendo iniciado sua carreira acadêmica em 1927, foi um marco no que condiz às análises críticas voltadas principalmente à democracia. Suas obras foram fundamentais para o entendimento, por parte dos acadêmicos, fundamentalmente, a respeito de várias questões, como a relação entre Estado e Poder, Formas e Teorias de Poder, etc. Obras estas que, foram feitas baseados em seus ensaios realizados ao decorrer de sua vida, e compactadas em livros, como “O futuro da Democracia”, “Positivismo Jurídico”, “Liberalismo e Democracia”, entre outros. Tais obras, como já dito anteriormente, têm enorme importância no meio acadêmico.


                              2. Biografia

Norberto Bobbio (1909-2004) fora um filósofo, ensaísta, professor e militante político italiano. Foi considerado por muitos como um dos mais destacados filósofos do século XX.

Bobbio nasceu em Turim, na Itália, em 1909. Filho de um médico cirurgião, chamado Luigi Bobbio, e de Rosa Cavilia, estudou no Ginnasio e logo após em Liceo Massimo d’Azeglio. Norberto, no ano de 1927 ingressou na Universidade de Turim no curso de Direito. O mesmo se licencia com a tese Filosofia do Direito no ano de 1931. Fez estágio em Marburg, na Alemanha. Contudo, voltou a Turim e deu continuidade aos seus estudos e defendeu, no ano de 1933 a tese “Husserl e a Fenomenologia”.

No ano de 1935, Norberto, em uma operação policial fascista, foi detido por estar integrando um grupo esquerdista denominado “Justiça e Liberdade”, onde havia uma oposição ao regime fascista presente na época. Foi nesse período que Bobbio passou a escrever suas primeiras obras filosóficas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o filósofo fez parte do movimento de resistência antifascista. E em 1942, fez uma participação da fundação do Partido de Ação e do movimento liberal-socialista.

Bobbio, em 1943, casou-se com Valeria Cova, que fora também sua companheira de militância. A partir daí, iniciou sua militância aberta frente ao fascismo e, após o período de guerra, que terminara em 1945, Norberto continua sua militância no Partido de Ação, entretanto, após uma derrota de sua candidatura à Constituinte de 1946, Bobbio decide abandonar seu envolvimento político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com