TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTITUCIONALIDADE DA LEI COMPLEMENTAR Nº123/2006

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

3. CONSTITUCIONALIDADE DA LEI COMPLEMENTAR Nº123/2006

A constituição Federal já previa, em seu artigo 146, um tratamento jurídico diferenciado ás microempresas e empresas de pequeno porte, contudo ainda não existia um Regime de Tributação para tanto. Nesse cenário surge a LC 123/06, atendendo o disposto na Constituição e criando o Simples Nacional, sistema orientado pelos Princípios do favorecimento e do tratamento Jurídico Diferenciado.

A citada LC é colocada como ilegal por alguns estudiosos do direito, entendendo, estes, que as regras trazidas pelo novo Regime tem alcance que extrapola a competência que é concedida pela carta magna. Já foi proposta Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 3906), requerendo a suspensão cautelar e a declaração de inconstitucionalidade de vários dispositivos da citada Lei Complementar. Ressalte-se, contudo, que o STF indeferiu a ação por ilegitimidade do ente que a pleiteou, não sendo apreciado, dessa forma, o mérito da questão.

Os argumentos que fundamentaram a Ação de Inconstitucionalidade supracitada foram defendidos no artigo “O Projeto de Lei do Supersimples e o Federalismo Fiscal Brasileiro”, do autor Ricardo Almeida Ribeiro da Silva, explicando a suposta inconstitucionalidade da lei, principalmente, sob duas vertentes. A primeira seria o fato de a LC 123/06 ter extrapolado sua competência ao passo que deveria apenas ter criado o Regime único, e não ter submetido os Estados e Municípios a tal Regime. O segundo argumento do estudioso, diz respeito ao fato de ter, a referida Lei, criado uma unificação de tributação de espécies impositivas estaduais e municipais, quando deveria, segundo ele, apenas tratar da arrecadação. Frise-se , que não há juízo de valor acerca de quaisquer benefício ou malefício do Simples aqui, atendo-nos tão somente ao aspecto da constitucionalidade.

No entendimento do citado autor, o Regime de Simplificação deveria ser aplicado, separadamente, pela união, estados, distrito federal e municípios, haja vista a sistema federativo da República brasileira. Dessa forma, Silva entende que a LC 123/06 extrapola sua competência, incorrendo em inconstitucionalidade.

        Com efeito, a própria CF/88 rebate a compreensão do doutrinador supracitado, ao passo que, o artigo 146, parágrafo único e seus incisos I e III em combinação com o artigo 94 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ( ADCT) respaldam a Constitucionalidade da Lei Complementar.

Assim, a Lei Maior traz que a Lei Complementar deve "instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios", dispõe que este regime "será opcional para o contribuinte" e que "o recolhimento será unificado e centralizado e a distribuição da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados será imediata, vedada qualquer retenção ou condicionamento". Complementando o entendimento a disposição do ADCT preceitua que "os regimes especiais de tributação para microempresas e empresas de pequeno porte próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cessarão a partir da entrada em vigor do regime previsto no art. 146, III, d, da Constituição".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com