TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRÉDITO TRIBUTÁRIO, LANÇAMENTO E ESPÉCIES DE LANÇAMENTO

Por:   •  6/7/2018  •  Seminário  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

IBET – INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS

SEMINÁRIO II

CRÉDITO TRIBUTÁRIO, LANÇAMENTO E ESPÉCIES DE LANÇAMENTO

Aluna: Adriana França da Silva

QUESTÕES

01. Que é lançamento tributário? É correto afirmar que o lançamento tributário apresenta-se em três espécies? O chamado lançamento por homologação é efetivamente lançamento? E o lançamento por declaração?

O conceito de lançamento tributário segundo o artigo 142 caput do CNT, se define como um procedimento administrativo que deverá ser observado pela autoridade administrativa para constituir o crédito tributário. Contudo, segundo Paulo Barros, que discorda deste posicionamento, afirmando que o lançamento tributário é um ato jurídico administrativo e não um procedimento.

Segundo o CNT o lançamento tributário apresenta-se em 3 espécies, quais sejam:: lançamento direito, ou de oficio, lançamento misto, ou por declaração, e lançamento por homologação.

De acordo com Paulo Barros, o denominado lançamento por homologação não pode ser chamado de lançamento, pois o ato homologatório realizado pela administração constitui apenas numa atividade fiscalizatória que se confirmada extinguirá o credito tributário. Segundo explicam o ato de homologação não tem o condão de caracterizar a atividade realizada pelo contribuinte como de lançamento, tanto é que, caso a administração não entenda como adequado os atos praticados pelo contribuinte, será imediatamente realizado o “ procedimento de lançamento” de oficio.

02. Dado o auto de infração fictício (anexo I), pergunta-se:

a) Identifique as normas individuais e concretas veiculadas no respectivo auto de infração; 

As normas individuais e concretas veiculadas no respectivo auto de infração são o lançamento do tributo e a penalidade pelo não pagamento do tributo.

b) Confronte as noções de (I) auto de infração documento, (II) ato administrativo de imposição de multa, (III) ato administrativo de lançamento e (IV) ato de notificação;

(i): trata-se de um componente compreendido de norma individual e concreta com aplicação de penalidade ao infrator da norma.

(ii): trata-se do ato administrativo que aplica uma sanção.

(iii): trata-se do ato administrativo que gera o crédito tributário exigível.

c) Explique as teorias declaratória e constitutiva do crédito tributário. Que instante nasce a obrigação tributária? E o crédito tributário? Que significa “constituição definitiva do crédito”?

Na teoria declaratória o lançamento declara a existência do crédito tributário, enquanto a constitutiva constitui o crédito, sendo que a obrigação tributária nasce com a ocorrência do fato gerador, enquanto o crédito ocorre com seu lançamento. Segundo Paulo Barros, a constituição definitiva do crédito, ocorre com a notificação válida do lançamento ao sujeito passivo.

03. Determinada empresa contribuinte de ICMS declara e formaliza o seu débito fiscal, de acordo com a lei, mas por motivos quaisquer não recolhe o montante devido. Diante disso, a Fazenda Estadual do Estado de São Paulo encaminhou o débito para inscrição em dívida ativa, acompanhado de juros de mora e penalidades que entende cabíveis, para posterior execução. Poderia a Fazenda inscrever o débito diretamente sem antes realizar o lançamento de ofício? A resposta é a mesma no que diz respeito aos juros e penalidades? (Vide anexo II).

Sim, uma vez que o resultado da notificação é levar a público o ato praticado por terceiro no caso, a administração, garantindo assim o exercício do contraditório e da ampla defesa, da mesma forma é em relação aos juros.

04. Com relação ao lançamento por homologação, pergunta-se:

a) Que é homologação? O que se homologa: (i) o pagamento efetuado antecipadamente; (ii) a norma individual e concreta posta pelo contribuinte; ou (iii) ambos? Justifique sua resposta.

Homologação é um ato no qual a administração tributária confronta as informações prestadas pelo contribuinte, extinguindo as obrigações existentes entre os sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com