TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso concreto historia

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 10

A ciência que estuda os processos psíquicos e o comportamento humano. 

São objetos da psicologia: percepção, emoção, memória, aprendizagem, pensamento, linguagem, inteligência, consciência, etc. e o comportamento humano em suas diversas fases (infância, adolescência, vida adulta, terceira idade). 

Áreas de atuação da Psicologia: clínica, social, hospitalar, escolar, esportiva, neuropsicologia, jurídica, empresarial, entre outras.  

  • PSICOLOGIA – estudo do ser humano (ciência que estuda a mente e o comportamento). 

  •  Influências: Filosofia e Fisiologia (Medicina), na tentativa de desvendar o binômio MENTE-CORPO.
  • É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O próprio termo vem do grego psique, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”. 

Em meados do século XIX, os problemas e temas da Psicologia, até então estudados por filósofos, passam a ser também investigados por outras ciências: Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia, o que, aos poucos, vai lhe dando o status de ciência

INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS :

  • Aristóteles (Grécia Antiga - 384 a 322 a.C)– nossos atos são controlados pela razão. Alma: essência do ser humano. Inorgânico X Orgânico (capacidade de se transformar).A função do homem é a atividade de sua alma na aplicação do princípio racional.
  • Descartes (Filósofo, físico e matemático francês – 1596 a 1650) – Debruça-se na tentativa de resolução do problema mente-corpo. Rompeu com o ideal monista, trazendo a posição dualista. O dualismo cartesiano se desdobra na contemporaneidade em forma de outras formas de dualismo: indivíduo x sociedade e normal x patológico.

  • Auguste Comte (filósofo francês, fundador da sociologia e do positivismo. 1798 – 1857). O Positivismo é uma corrente filosófica que tem como base a exaltação dos fatos. O conhecimento exige uma verdade comprovada e um método experimental. 

  • John Locke (filósofo inglês e ideólogo do liberalismo – principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social (1632-1704). A mente, para o autor, é um quadro em branco (tábula rasa) sobre a qual é gravada, pela sensação, o conhecimento. 
  • POSITIISMO E EMPIRISMO são os alicerces filosóficos de uma nova Psicologia, onde os fenômenos psicológicos eram constituídos de provas factuais, observacionais e quantitativas. O STATUS DE CIÊNCIA RONDAVA A PSICOLOGIA
  • A Fisiologia propõe um estudo do homem como ser organizado quimicamente, rejeitando, assim, o estudo da alma. O cérebro é o lugar das funções e propriedades da alma. A subjetividade e as diferenças individuais interferem no estudo do psiquismo, levando os cientistas, ao final do séc. XIX, a estudar os órgãos dos sentidos. 
  • Inúmeros foram os pesquisadores que se debruçaram sobre o método experimental no campo da Psicologia e realizaram estudos sobre o comportamento, os movimentos involuntários, os reflexos, a memória o desenvolvimento infantil, etc.   
  • O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo médico alemão Wilhelm Wundt, em 1879, em Leipzig, na Alemanha. 

Seu interesse eram os processos elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. Wundt, Webwe e Titchner foram pioneiros para a consolidação do ESTRUTURALISMO na Psicologia.

ESTRUTURALISMO

  • Define a Psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt. Mostra que a mente seria a soma dos processos mentais. 
  • Edward Titchener afirmava que cada totalidade psicológica compõe-se de elementos. O objetivo da ciência psicológica seria descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estruturam. Os elementos seriam: sensações, imagens, afeições e sentimentos. A INTROSPECÇÃO era o método utilizado para acessá-los – atenção e registro dos fenômenos em pessoas treinadas para tal. Logo, Introspecção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. 

FUNCIONALISMO

  • Ao contrário dos estruturalistas, William James (médico, ligado ao pragmatismo, novaiorquino – 1842-1910) propôs o FUNCIONALISMO, que afirma que a consciência é subjetiva , está em constante movimento e evolução, é seletiva e adaptável. A mente é um fluxo, logo, deve-se estudar seu propósito, a função da consciência e os processos mentais básicos. 

Foucault, filósofo francês e historiador das ideias, nasceu na França em 1926 e faleceu em 1984. 

Psicologia como um saber a serviço da disciplinar-zação.

refere-se à invenção da  autor, em seus estudos focados na problematização das relações de verdade e de saber-poder na contemporaneidade

PSICOLOGIA CIENTIFICA E  SENSO COMUM

  • Psicologia do Senso Comum ou Psicologia Ingênua – conjunto de ideias, crenças e convicções transmitidas culturalmente que estão profundamente arraigadas no ser humano e que carecem de fundamentação teórica e estudo experimental, pois se sustentam na observação do dia a dia e servem para as pessoas tomarem decisões no cotidiano. Para a Psicologia Ingênua, conhecer algo é como estar consciente dela.  
  • Fritz Heider – psicólogo austríaco (1896-1988) – para o autor, a teoria do senso comum é um auxílio para a construção da teoria científica e uma fonte de hipóteses. Caberia à Psicologia Científica não refutar, mas desenvolver e sistematizar o conhecimento espontâneo das reações e relações humanas. 

Homem – ser pensante há milhares de anos, em busca de respostas para as suas inquietações e os fenômenos do mundo. A Psicologia, visto isso, é uma das mais antigas e das mais novas disciplinas acadêmicas. 

OBJETOS DE ESTUDO DA PSICOLOGIA E FENÔMENOS PSICOLÓGICOS.

O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA É O HOMEM SIMBÓLICO, capaz de perceber, sentir, significar, ressignificar o mundo constantemente. Sua capacidade de usar a linguagem e o raciocínio permitem que ele transforme suas relações com o mundo e com os outros homens. Enquanto ser histórico, é capaz de criar história, de perceber passado, presente e futuro, de ter planos, projetos, medos, sonhos, expectativas e desejos. 

DOIS GRANDES VETORES ESTABELECEM OS CAMINHOS PARA O FAZER PSICOLÓGICO: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com