TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cifra negra e crimes do colarinho branco

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 4

Cifra negra e crimes do colarinho branco

        Sabemos que a criminalidade real é muito maior do que a criminalidade oficialmente registrada. Atualmente, é uma prática comum, as pessoas não registrarem o boletim de ocorrência de certos crimes, principalmente pequenos delitos, furtos, crimes sexuais, abortos, entre outros. A chamada “cifra negra”, representa esta diferença entre o número de crimes praticados e o número de crimes conhecidos pelas autoridades competentes.

A existência das cifras negras decorre do silêncio da vítima de crimes que por diversas razões, acabam não levando ao conhecimento das autoridades a ocorrência dos delitos. A corrupção policial, o descrédito nas instituições competentes, pressões psicológicas e constrangimento são alguns dos motivos que contribuem para essa omissão. A cifra negra gera descrédito para o Estado, impunidade aos criminosos e uma sensação de injustiça às vítimas.

Entretanto, existe o conceito de “cifra dourada” que se refere aos crimes cometidos pelas classes altas e que do mesmo modo não são solucionados ou julgados. São os crimes denominados de "colarinho branco", que se dão contra a ordem tributária, o sistema financeiro, meio ambiente, fraudes e várias outras situações.

Os crimes do colarinho branco são muito frequentes. Esta criminalidade afeta a credibilidade do sistema financeiro, econômico e social, gerando insegurança na população e ameaçando as estruturas do Estado, uma vez que os poderes das instituições estatais se abalam.

Frequentemente, esses crimes são cometidos por uma ou mais pessoas de grande influência social e política. Deste modo, ocorrem as propinas, os favores, e muitas outras formas de facilitação do delito. Em geral são pessoas com grande conhecimento das leis e de suas lacunas, sempre incluindo a participação efetiva de administradores desonestos e corruptos. Devido a isso, os crimes do colarinho branco são difíceis de punir, uma vez que os autores fogem do estereótipo do delinquente comum e suas condutas às vezes não parecem ser criminosas, sendo que em muitos casos são tidos inclusive como normais por uma parcela da sociedade, como é o caso da sonegação de impostos, que devido à alta carga tributária do país é, de certo modo, “justificável”. Outro fator que acarreta a impunidade é que geralmente, os crimes de colarinho branco são complexos, fruto de intrincadas tramas financeiras difíceis de serem descobertas.

Existe também, certo desinteresse por parte das pessoas em relação aos crimes do colarinho branco, pois quando uma pessoa comete um assassinato, por exemplo, o impacto causado na sociedade é muito grande. Entretanto, diariamente são cometidos crimes gravíssimos de corrupção, que mesmo causando a morte de milhares de pessoas, o impacto causado não condiz com a extensão do dano, muitas vezes afetando todo o país. É exemplo desta modalidade de crime, o desvio de dinheiro público que afeta a saúde, o saneamento básico, a educação, segurança, etc. Milhões de pessoas morrem à espera de atendimento nos hospitais devido a crimes dessa natureza. Tivemos também, recentemente, o caso da fraude do leite com água oxigenada e soda cáustica que teve grande alcance de vítimas em todo o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com