TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política: Os problemas da imigração nos Estados Unidos

Por:   •  17/2/2016  •  Dissertação  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

Os problemas da imigração nos Estados Unidos

Território Restrito (Crossing Over, originalmente) é um filme americano de 2009, produzido e dirigido por Wayne Kramer, que é um imigrante da África do Sul. O drama retrata a vida de imigrantes ilegais de diferentes nacionalidades que lutam para conseguir o status de legalidade em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O filme aborda simultaneamente os temas de fraude de documentos, o emprego de imigrantes ilegais, o demorado processo de obtenção do green card (cartão-verde ou passe-livre), a naturalização de estrangeiros, o combate ao terrorismo, o conflito de culturas e a vigilância da fronteiras. Ao mesmo tempo em que expõe o drama vivido pelas famílias que sofrem ao tentar construir uma nova vida em outro país.

Além disso, o filme expõe a falsificação de documentos, cada vez mais comum nos dias de hoje, e os abusos e extorsões sofridos pelos imigrantes, que chegam a um novo mundo, despreparados e, muitas vezes, indefesos por não terem a lei a seu favor.

Território Restrito passa a ideia de que, as pessoas estão dispostas a fazer de tudo para conseguir melhores oportunidades de vida. Isso pode ser visto em qualquer país considerado desenvolvido, ou que, pelo menos, atingiu uma melhor “qualidade de vida” média para seus habitantes. Seja nos Estados Unidos, ou em qualquer outra grande potência, milhares de pessoas de diferentes origens, crenças e etnias acabam convivendo juntas e disputando espaço em busca de melhores condições de vida. Esse é o tema central que o filme passa: desde o rapaz judeu que usa sua origem apenas para conseguir um trabalho, até o pai de família muçulmano que escolhe ter a própria família separada para conseguir ficar no país em que conseguirá melhores condições de vida, todos buscam o mesmo.

Território Restrito levanta uma discussão interessante sobre um tema de grande relevância nos dias de hoje e através da exploração de vários personagens o enredo tenta trazer a problemática da emigração sob a ótica dos próprios imigrantes, incentivando, dessa forma, o público a refletir sobre questões polêmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com