TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Jurídicas e Sociais

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

Escola:

Ciências Jurídicas e Sociais

Curso:

Direito

Professor:

Emília Teixeira Lima Eufrasio

Unidade:

Taguatinga

Data:

Fevereiro/ 2016

Disciplina

Código

Pré-Requisito

Carga Horária

Período

Período Ministrado

Fundamentos da Integração do Direito Público

40h

2016.2

Ementa

Reflexão e debate sobre os conceitos e princípios do Direito Público. Aprofundamento dos principais pontos do Direito Público que tiveram alterações recentes, principalmente acerca do Constitucional.

Contribuição para o perfil do egresso

As discussões levadas a efeito em sala de aula contribuirão para a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas habilidades, em sintonia com as últimas alterações no Direito Público e a jurisprudência atual dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Público, tudo com vistas à boa aplicação prática de competências na vida em sociedade.

Objetivos

Objetivo geral: Promover a reflexão e o debate sobre os conceitos e princípios do Direito Público a partir das últimas alterações no Direito, em especial nos Direitos Constitucional, Administrativo e Previdenciário, e da jurisprudência atual dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Público.

Objetivos específicos:

  • Promover a reflexão e o debate sobre a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinentes.
  • Preparar para concursos públicos de ingresso nas carreiras jurídicas.
  • Preparar para o Exame de Ordem.
  • Preparar para o ENADE.

Conteúdo programático

Revisão, reflexão e debate sobre o Estatuto da Advocacia e Ética do Advogado.

Reflexão e debate sobre os principais tópicos de direito administrativo:

- Administração Pública;

- Ato administrativo;

- Responsabilidade civil do Estado;

- Estatuto da Advocacia e Ética do Advogado.

Metodologia de ensino

Aulas expositivas, seminário para apresentação de trabalhos, estudos dirigidos e resolução de exercícios em sala de aula e, possivelmente, palestra a ser ministrada por professor visitante.

Recursos instrucionais

Quadro branco, pincel e apagador, equipamento para apresentações em power point, blog e outros recursos audiovisuais que se fizerem necessários.

Articulação com outras disciplinas do curso

A disciplina Fundamentos da Integração do Direito Público dialoga com muitas outras disciplinas do curso, principalmente Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ética do Advogado.

Articulação com o exame nacional de desempenho dos estudantes - ENADE

As discussões levadas a efeito em sala de aula serão de grande valia para o ENADE, cujo conteúdo inclui tópicos abordados ao longo do curso.

Avaliação

O aluno terá seu aproveitamento avaliado por meio de quatro Testes e uma Avaliação Final. Os testes versarão sobre os temas lecionados nos encontros anteriores, conforme cronograma e serão aplicados nas aulas 4, 9, 13 e 17. Cada teste contém 5 (cinco) questões de múltipla escolha, cada uma valendo 0.5 ponto. No total, cada teste vale 2.5 pontos. A nota referente à Primeira Avaliação será obtida da soma das notas obtidas nos oito testes realizados pelo aluno, que poderá alcançar a nota máxima 10.0 (dez pontos).

A segunda avaliação será aplicada na aula 18 e será composta de 10 (dez) questões, também de múltipla escolha, cada uma valendo 1.0 ponto. No total, a Segunda Avaliação vale 10.0 pontos.

Considera-se aprovado, na disciplina o aluno que tenha cumprido a exigência de frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e obtido uma média final, na disciplina (MF) igual ou superior a 6,0 (seis), resultante da média aritmética das  02 (duas) notas obtidas (Primeira e Segunda Avaliações)  no decorrer do semestre letivo.

Ao aluno que obtiver Média Final (MF) inferior a 6,0 (seis) e igual ou superior a 2,0 (dois) na disciplina, será dada a oportunidade de realizar uma Prova Final (PF), ainda no respectivo semestre letivo, para demonstrar o seu conhecimento sobre a disciplina.

  • A Prova Final é a última oportunidade de avaliação na disciplina para o aluno.

  • Não haverá Prova Substitutiva para o aluno que faltar no dia da aplicação da Prova Final.
  • Em caso de perda de mais de um teste da disciplina, no semestre, o aluno fará somente um Teste Substitutivo, que substituirá, a critério do aluno, um dos testes não realizados.

O aluno com direito à Prova Final será aprovado quando obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na Média Final Definitiva (MFD), que será resultante da média aritmética entre a média final (MF) e a nota da Prova de Prova Final (PF). Assim:

                                                     MFD = MF + PF

                                                                       2

O registro, na pauta acadêmica eletrônica, do desempenho acadêmico parcial ou final do aluno, que compreende frequência e nota da aprendizagem é de responsabilidade do Professor.

Teste Substitutivo: 

Ao aluno que tenha faltado a um dos testes agendados é facultado o direito de requerer, junto à Central de Atendimento ao Aluno, no prazo definido no Calendário Acadêmico, a realização de Prova Substitutiva, devendo pagar a taxa correspondente, dentro do prazo estipulado, conforme segue as orientações abaixo:

  • O pedido só será aceito a partir do pagamento da taxa.

  • O Teste Substitutivo será aplicado após o término do período de provas regulares, conforme definido em calendário acadêmico.
  • O Teste Substitutivo abrangerá toda a matéria lecionada no semestre e substituirá apenas um dos testes não realizados.

O aluno que discordar do resultado da sua avaliação poderá recorrer, formalizando pedido de revisão, por meio de processo próprio junto à Central de Atendimento ao Aluno da Instituição, no prazo de 7 (sete) dias,  a partir da data de divulgação da nota, objeto da revisão, devendo anexar o documento avaliativo de justificativa original para comprovar e fundamentar sua solicitação. Entretanto, sugere-se aos alunos que discutam qualquer problema de ordem acadêmica ou pessoal referente à disciplina com o professor antes de tomar uma atitude unilateral junto à Coordenação do Curso de Direito.

 

Bibliografia

Bibliografia Básica:

1.     SUNDFELD, Carlos Ari.  Fundamentos de Direito Público. São Paulo: Malheiros.

2.     MARTINS, Sergio Pinto. Instituições de Direito Público e Privado. São Paulo: Atlas.

3.     FÜHRER, Maximilianus Cláudio Américo; MILARÉ, Édis.  Manual de direito público e privado. São Paulo: Revista dos Tribunais.

Bibliografia Complementar:

1.  CARVALHO, José dos Santos Filho. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, Lúmen Juris.

2.  NASCIMENTO, Amauri Mascaro; PINHO, Ruy Rebello. Instituições de Direito Público e Privado: introdução ao estudo do direito, noções de ética profissional. São Paulo: Atlas.

3.  ACCIOLY, Hidelbrando; SILVA, G. E. Manual de Direito Internacional Público. São Paulo: Saraiva.

4.  DOWER, Nelson Godoy Bassil.  Instituições de direito público e privado. São Paulo: Saraiva.

5.  DEL’OMO, Florisbal de Souza. Curso de Direito Internacional Público. Rio de Janeiro: Forense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com