TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Rosalina Brito dos Santos

Curso:        Direito                                Disciplina: Fundamentos de Ciências Sociais

Professora: Cleide Bernardes

Capítulo 1 - A sociedade como objeto de estudo

1) Qual a importância das Ciências Sociais e qual o seu objeto de estudo?

R: As ciências sociais estudam o comportamento o humano. Sua importância se dá pelo fato de podermos,através delas, entendermos a sociedade como um todo e cada indivíduo como pessoa. O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade.

2) Quais as principais diferenças entre criacionismo e o evolucionismo?

R: A teoria do criacionismo vem da ideia de que tudo há dentro e fora do planeta Terra foi criado por uma vontade divina. Já na teoria do evolucionismo, tudo que há na Terra foi surgindo e evoluindo ao longo dos tempos.

3) O que é conhecimento filosófico:

R: Pode ser traduzido como amor à sabedoria, à busca do conhecimento. É o questionamento, é tentar responder o "por quê?". Nem sempre oferecerá soluções definitivas para as diversas questões formuladas pela mente, mas influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual.

4) O que é conhecimento religioso?

R: Conhecimento que se dá a partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano. O conhecimento religioso apresenta explicações sobrenatural para o mundo.

5) O que é conhecimento mítico?

R: O conhecimento mítico tenta explicar o mundo através da ação de entidades míticas, podendo essas entidades se apresentarem como forças, energias, criaturas, personagens foral do mundo natural, eternos etc. A função dos mitos é fornecer uma compreensão sobre o mundo, organizá-lo e atribuir-lhe sentido.

6) O que é conhecimento científico?

R: É o conhecimento que resulta de investigação metódica e sistemática da realidade. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.

7) O que se entende como pensamentos do senso comum e quais suas principais características?

R: É o pensamento de todos nós, homens comuns, não especialista. Ensinado, aprendido e passado de geração para geração. Tem como principais características o caráter subjetivo; por ser assistemático e não supõe o uso de um método para que se chegue a uma conclusão; e é um conhecimento empírico, pois se vale da observação imediata e superficial das coisas, não se aprofundando nelas.

8) Identifique as principais diferenças entre Antropologia e Sociologia e disserte sobre sua importância para o DIREITO.

R: A antropologia estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua  humanidade, que é a produção de cultura, observando aspectos microcósmicos da sociedade tais como religião, costumes, tradições etc., com o objetivo de entender os significados culturais que possuem.  Já a sociologia busca investigar os aspectos macrocósmicos do homem inserido num grupo, numa sociedade, ou seja, busca compreender o comportamento grupal e/ou individual. O foco da sociologia está, basicamente, na investigação das estruturas da sociedade e como estas influenciam o s grupos ou indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com