TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se faz uma tese

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

4.2.2. Fundamentos das fontes primarias

Inicia o topico dizendo que as fichas de leitura servem para a literatura critica. É necessário que sejam anotadas todas as fontes de pesquisa utilizadas para determinado autor pesquisado. É , também, muito importante tê-las em mão e é um investimento necessário que sera observado e retomado varias vezes no decorrer do desenvolvimento da tese.

Para que sublinhar/personalizar seus livros? Essa características de muitas pessoas é capaz de marcar seu interesse para que depois de um tempo ao bater os olhos verá as frases mais relevantes do livro. Entretante, é preciso equilíbrio na hora de sublinar, pois não deve-se sublinhar tudo, pois mostra que o leitor não prestou atenção na leitura e não soube enxergar as informações essências. Alem disso, há outras situações em que é dispensável a utilização da marca-texto , por exemplo: caso o livro não seja seu, não rabisque-o, faca anotações em um papel a parte; caso seja uma edição rara, de grande valor dispense a personalização do livro – uma alternativa para esse caso é tirar Xerox ou marcar as paginas importantes com marcadores, assim evita o grifa-texto.

Como diferenciar varias informações diferentes na mesma página? Há vários métodos para solucionar esse problema como: usar lápis de cor para diferenciar assuntos a fim de não se confundir na hora da redação ; associar siglas à cores, isto é , atribuir letras ao invés de sublinhar ; utilizar sigla para sublinhar a relevância das informações , ou seja, fazer chaves no canto da margem e fazer anotações breves como ‘mp’, que significa muito importante; uma outra medida pode ser a utilização de siglas nos pontos a retomar a fim de não se esquecer das duvidas no termino da leitura .

Isto posto, temos acima algumas informações que devem ser levadas em conta para a elaboração de cada tese, pois se o livro utilizado como fonte de pesquisa for inacessível , uma edição rara ou milhares de paginas impossibilitando o Xerox , essa tese não serve pra você.

4.2.3. as fichas de leitura

As fichas de leitura são aquelas em que você anota as referencias bibliográficas a fim de aprofundar no assunto. São necessárias para o aperfeiçoamento da bibliografia, por se tratar de uma literatura critica e também por ser indispensável e comum na elaboração de uma tese.

É preciso que se esclareça a diferença entre fichas de leitura e ficha bibliográfica. As fichas de leitura contém todas as informações sobre o livro/artigo pesquisado, enquanto que, as fichas bibliográficas são apenas indicações uteis para achar livros. Ou seja, a ficha de leitura aperfeiçoa a ficha bibliográfica.

Umberto eco nesse tópico elenca um método que sugere para a elaboração de uma ficha de leitura:

  1. Indicações bibliográficas precisas: extrair todas as indicações possíveis e necessárias de livros utilizados como base;
  2. Informações sobre o autor ( se caso for desconhecido );
  3. Citações extensas, porem não devem ser confundidas com paráfrases;
  4. Comentários pessoais: ao decorrer do resumo deixe claro sua posição e para não confundir com a voz do autor, coloque-os entre colchetes;
  5. Resumo: faça um breve ou longo resumo do livro utilizado;
  6. Usar siglas e cores que exponham claramente a parte do livro do autor que se relaciona com sua tese.

Cita algumas fichas que fez a fim de exemplificar seu método. São elas :

  • Ficha Croce: utiliza colchetes;
  • Ficha biondolillo: nota polêmica;
  • Ficha glunz: utiliza para boa compreensão do tema;
  • Ficha maritain;
  • Ficha chenu: apresenta muito conteúdo útil;
  • Ficha curtius : primeiro parágrafo
  • Ficha Marc: explora a fundo por ser bastante útil ;
  • Ficha segond: ficha de exclusão , isto é, para ter certeza de que não é necessária.

4.2.4. a humildade cientifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com