TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação na Nuvem

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

2 Referencial Teórico

2.1 Computação na Nuvem

De acordo com Freitas (2012) a computação na nuvem é um termo para descrever um ambiente de computadores baseado em uma imensa rede de servidores, seja virtual ou físico. Uma definição simples seria um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados via internet. O resultado é uma nuvem que pode ser visa como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização¹ do próprio data center². Turion (2009) resume algumas características da computação na nuvem.

I - Cria uma ilusão da disponibilidade de recursos infinitos e acessíveis facilmente sob demanda;

II – Elimina a necessidade de adquirir e provisionar os recursos antecipadamente;

III – Oferece mais elasticidade, permitindo que as emprestas utilizam os recursos na quantidade que for necessário, aumentando e diminuindo conforme for a necessidade computacional.

  Segundo Buyya (2009) computação em nuvem seria uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação TI sobre demanda com pagamento baseado no uso. Tendências anteriores à computação em nuvem foram limitadas a uma determinada classe de usuários ou focadas em tornar disponível uma demanda específica de recursos de TI, principalmente de informática.

Segundo IHS iSuppli Mobile and Wireless Communications Service (2012), a quantidade de usuários que utilizam a computação na nuvem deve alcançar em torno de 1 bilhão, ultrapassando os 800 milhões em (Gráfico 1).

Gráfico 1 – Proporção usuários de Computação em Nuvem.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Fonte: IHS iSupli Research, setembro 2012

Turion (2009) aponta que Computação em Nuvem já está aparecendo no radar dos profissionais de Tecnologia da Informação TI. Eles enxergam como uma ideia extremamente sedutora e cita que utilizar os recursos ociosos de computadores sem preocupação com a localização física e sem futuros investimentos hardware. O futuro está em cima da Computação em Nuvem, pois hoje não é possível adquirir equipamentos de um dia para o outro necessita que se trace um planejamento de crescimento. Na computação na nuvem não necessita pois pode se dobrar a capacidade de operação da empresa em segundos.

De acordo com Turion (2009) hoje existe uma revolução, baseada em conhecimentos, mais profunda que a Revolução Industria aponta A riqueza está baseada em conhecimentos e não em fatores clássicos de terra, capital e trabalho. Empresas do século XXI serão sem limites físicos. Virtualmente integradas com seus fornecedores e clientes. Para tudo isso acontecer poder acontecer elas necessitam ser flexíveis adaptáveis e fluidas. Nesse contexto, precisam de infraestrutura que permita fazer tudo isso. A partir dessas necessidades começam a pensar em Computação em nuvem que implementa o conceito de virtualização perimindo inúmeros computadores interligados e gerem a imagem de um poderoso supercomputador. Embora isso tudo parece um pouco revolucionário este conceito evoluindo ao longo dos anos chegado nesta visão.

A computação na nuvem de acordo com Diogenes (2015) se tornou a utilização da tecnologia mais factível. Em vez de comprar servidores e ter que esperar dias até chegar o equipamento, basta utilizar um cartão de crédito e em minutos podemos ter nosso servidor funcionando em nuvens tais como oferecidas pela empresa Microsoft Azure. Além de rápida implantação a nuvem podem ser bastantes eficiente e flexível com os recursos computacionais. Além disso ela é redundante.

Segundo Diogenes (2015) computação na nuvem teve um aumento considerável no nível de eficiência e na agilidade de serviços de TI. Isso já se tornou uma realidade ele cita cada vez mais necessita de profissionais que tenham capacidade de entender esse novo conceito, pois hoje as empresas não querer mais ter uma sala ou um espaço dedicado para armazenar os equipamentos. Utilizando esta tecnologia a empresa estará protegida para qualquer problema de causa natural pois seu processamento de dados está em outro local geográfico.

2.2 Modelos de Serviços

Um dos pontos mais importante da computação na nuvem abordados por Machado (2009) seria a vida útil dos equipamentos seja relativamente curta. Pois em poucos anos ou meses surge um novo servidor com custo de operacional menor chega no mercado. Mas utilizando conceito tradicional que seria ter seus servidores em seu domínio os custos de troca podem ser altos impedindo muitas empresas de utilizar tecnologias atualizadas.

Machado explica os tipos de plataformas (Figura 1). oferecidos pelo conceito Computação em Nuvem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (157 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com