TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condenaçoes

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

1- De que forma, o instituto da mediação pode auxiliar na resolução de conflitos e na redução de litígios levados ao Poder Judiciário? Explique-o diferenciando-o do instituto da conciliação.

A mediação pode auxiliar como um instrumento de resolução de conflitos, pois através dela conflitos dos quais passariam bastante tempo no pode judiciário acabam sendo solucionados de forma bem mais pratica e obtendo um resultado na maioria das vezes satisfatório para as partes envolvidas.

A mediação acontece por uma terceira pessoa (o mediador) - profissional do Estado ou da iniciativa privada e também pode ser indicado pelo magistrado onde esse mediador deve conter das seguintes características para mediar o conflito: neutralidade ao estabelecer o que foi acordado pelas partes; não autoridade ao impor uma decisão às partes; ter conhecimento de que as partes não chegarão a um acordo completo até que cada um aceite todos os termos expostos.

Sendo assim, ter a mediação como um meio alternativo para solucionar conflitos só traria mais agilidade e praticidade em meios de tantos litígios no tramite judicial. Obtendo mais rápido o resultado esperado pelas partes envolvidas.

Já a conciliação também como um meio alternativo de resolução de conflitos diferencia-se, por ser uma forma na qual o conciliador tem que ser uma autoridade ou indicado pelas partes, tentando aproximá-las, compreender e ajudar as negociações, resolver, sugerir e indicar propostas ao mesmo tempo em que aponta falhas, vantagens e desvantagens fazendo sempre jus à composição.

Na conciliação o papel do juiz torna-se tão importante quanto nos processos tradicionais, pois além de julgar e manter a justiça ainda se faz necessária a função de pacificação mediante as partes para que se mantenham as relações da melhor forma possível após o término da conciliação entre as mesmas.

FACULDADE ESTÁCIO-SÃO LUÍS

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

DISCENTE: FERNANDA DE ABREU, 2ºPERÍODO, SALA: 05

DOCENTE: ROSE PANET

ATIVIDADE

AV1

São Luís-MA

2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com