TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselho Nacional de Justiça

Por:   •  12/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE DIREITO

Uilham Primo Camargo de Souza

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

Pesquisa

Sorocaba

2015

INTRODUÇÃO

A Conciliação é um meio alternativo de resolução de conflitos e caracteriza-se como uma ruptura com o formalismo processual e possui como atores as próprias partes em conflito. A evolução e o fortalecimento do poder do Estado e a adoção de mecanismos que promovem a função quase exclusiva de ente pacificador de conflitos, trouxe à tona a percepção de que o Estado tem falhado em sua missão pacificadora diante de novas realidades que encarecem e custeiam os processos judiciais.

Em face disso, são necessários novos meios para a solução de conflitos, ou seja, um novo caminho a ser seguido para que os indivíduos solucionem seus conflitos. Dentre esses meios, destaca-se a conciliação como uma via de acesso à justiça, ativa, desburocratizada e capaz de garantir aos cidadãos uma efetiva prestação das demandas em juízo.

A pesquisa desenvolveu uma análise crítica sobre a eficácia da Conciliação quanto instituto solucionador de conflitos, através de um estudo teórico e gráfico.

GRÁFICOS

[pic 1]

RESULTADO

De acordo com os resultados obtidos, a taxa de cumprimento dos acordos homologados no ano de 2013 nos Juizados Estaduais do Estado de São Paulo, não é considerada satisfatória, em função dos poucos acordos obtidos nas audiências de Conciliação. Os números de audiências realizadas foram de 30.147, número de pessoas atendidas 20.947 e número de acordos realizados foram de 7.560 demonstrando que muitas vezes, a conciliação como meio alternativo não é eficaz na resolução de conflitos.

Com a análise dos dados obtidos, percebeu-se que para a efetivação da cultura da conciliação é necessária à convergência de alguns fatores de ordem cultural e técnica que influem diretamente na eficácia e aplicabilidade dos meios alternativos de solução de conflitos, notadamente a Conciliação.

Com a aferição dos dados, alguns fatores talvez explicassem a obtenção dos resultados pouco satisfatórios, destacamos: o despreparo dos conciliadores, a formação educacional e profissional dos operadores do direito, o envolvimento dos atores da justiça com a prática da conciliação, a desinformação sobre a conciliação entre a população e a cultura litigiosa da população.

CONCLUSÃO

A Conciliação é uma realidade nacional no Poder Judiciário brasileiro, que tem estimulado fortemente a prática de meios alternativos à justiça tradicional com o objetivo de assegurar ao cidadão uma efetiva prestação jurisdicional. Atrelado à crise vivida pelo sistema judiciário brasileiro, evidencia-se um processo de transição da justiça formalista para a mais simplória, em que as vias conciliativas tendem a se tornar regra, ao invés de uma exceção, conforme já percebido em alguns países mais desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com