TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Resenha Crítica de Caso

Por:   •  4/5/2020  •  Resenha  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DIREITO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Resenha Crítica de Caso

Natália São Paulo da Silva Jorge

Trabalho da disciplina Consultoria

                                                                     Tutor: Prof.

Salvador

2020

AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE

Referência:

DEIGHTON, John; KORNFELD, Leora. Amazon, Apple, Facebook e Google. Harvard Business School, dezembro/2013.

        Até se tornar uma ferramenta de uso universal e de marketing, a internet passou por uma série de transformações, desde um mecanismo de proteção contra bombas nucleares em 1950 a uma rede de pesquisa do departamento de defesa. Após a sua privatização nos anos 90, a mesma começou a ser utilizada como instrumento de marketing e compartilhamento de informação a fim de inovar as ferramentas do mercado.

        Nesse sentido, de acordo com o texto, após essa inovação, quatro empresas - Amazon, Facebook, Google e Apple - se tornaram pioneiras em seu uso para fins de vendas, propagandas, relações sociais e informações. No entanto, todas travavam, entre si, disputas sobre o domínio da publicidade e vendas no mercado online.

        O início da era contemporânea do uso da internet como instrumento de comércio se deu com a lucratividade da Amazon, empresa que iniciou seus serviços como livraria digital, mas que ampliou sua fonte de renda com programas de armazenamento de dados para empresas não participantes dos grupos de ofertas de vendas do site. Além disso, a Amazon tornou-se a maior comerciante online, através de um sistema de propaganda em que o produto procurado e não comprado geraria um cookie, onde, posteriormente, ao acessar outro site, haveria anúncio do mesmo, oferecendo uma nova oportunidade de compra.  

        Após, apareceu o Google, que no começo era só uma plataforma de pesquisa da qual não se obtinha receita, até o momento em que o Yahoo! escolheu o Google como sua ferramenta de pesquisa. O mesmo então começou a vender anúncios de produtos para que os anunciantes atingissem consumidores.

        De acordo com o texto, fora lançado também o email “Gmail”, comprou o Youtube - plataforma grátis de vídeos - e entre outras plataformas, como por exemplo vôos - para compra de passagens -, google play - músicas e compras online - e smartphones com sistema operacional Android. No entanto, sua maior fonte de renda ainda vinha das pesquisas e dos anúncios que nos resultados apareciam.

        A Apple entrou no páreo, tornando-se a empresa mais lucrativa dos Estados Unidos. A mesma iniciou como fabricante de peças para computadores e outros, migrando para o lançamento da plataforma de músicas, o “Itunes”, e o comércio de Ipods, comercializando, posteriormente, Iphones e Ipads, o que gerou grande otimismo no crescimento da empresa, visto que os Iphones, com o sistema operacional IOS, eram mais eficazes no uso de internet móvel que os Androids, anteriormente dominantes. Ademais, a Apple estava faturando bastante com o download de aplicativos de celulares que auxiliava bastante no marketing online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (250.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com