TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrato de Trabalho

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

Rescisão do contrato de trabalho ou extinção do contrato de trabalho

Em primeiro lugar no que diz respeito a relação de trabalho, tem que se levar em consideração a CF, em seu art. 7° ss1 “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visam a melhoria de sua condição social”

 Ss1- “ Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa nos termos da lei complementar, que proverá indenização compensatória, dentre outros direitos

 OBS: esse disposto da constituição, trata-se de um principio fundamental, mas que não é absoluto, pois a lei complementar serve como um tendão, uma extensão, que visa limitar esse dispositivo.

  • Hoje, em se tranando em defensor dos direitos fundamentais o judiciário, é a principal ferramenta que fortalece esses direitos.

Porque, hoje o judiciário trabalha com a razão, a ideia da racionalidade.

Ou seja, uma aproximação do que é ideal para a sociedade.

-A razoabilidade é um postulado do direito, que vem acima de principio. O direito se valha da razoabilidade e da proporcionalidade.

- A dispensa arbitrária, ou seja, dispensas elas estão irrazoável sendo resguardada pelo ponto de vista da teoria da insiscriminação.

- A dispensa sem justa causa, é uma dispensa sem razão onde não esta tipificada nas hipóteses de justa causa.

Essas dispensas sem razão, no ponto de vista da nova doutrina, que diz, que só é possível a dispensa fora das hipóteses de justa causa, quando forem:

- Motivada por questões técnicas, econômicas, ou disciplinares.

Fora disso a dispensa sem razão pelo empregador, ela deve ser protegida. Pois é errado.

  • Técnica: O empregado não é apto a exercer as funções que fora destinado, ou tem mal comportamento no ambiente de trabalho, que pode trazer prejuízos a empresa etc.

  • Econômica: É a dispensa motivada pela falta de verba da empresa, ou seja a empresa está passando por problemas financeiros, Mas hoje a maior parte da doutrina entende, que a empresa para demitir muitos empregados de uma vez só, ela tem que fazer isso em conjunto com a previdência, onde o mesmo ira traçar meios para que esses empregados não fiquem em prejuízo.
  • Disciplinares: É a dispensa pela qual, o empregado que falta compulsoriamente ao trabalho, sem motivo, ou que traz prejuízo a empresa, furto etc...

OBS: a multa de 40% sobre o FGTS é transitória.

  • Espécies de dispensas

-Extinção contratual a termo:

Ou seja, a extinção do contrato por prazo determinado, e quais os direitos com empregado, quando tem seu contrato acabado pelo prazo.

- O empregado com contrato de trabalho com prazo determinado, ele tem direito:

-férias; ele só não teria direito  a férias se ele fosse dispensado antes de 14 dias, de celebrado o contrato de trabalho. Para ter um mês de férias, tem que haver 14 dias de trabalho desde o inicio da celebração do contrato.

-13° salário;

- Saldo de salário; se o empregado for demitido antes de um mês de trabalho, ou seja, 20 dias, ele tem direito aos dias trabalhados. O mesmo não se confunde com salario dos meses trabalhados.

-Multa de 40% sobre o valor do FGTS; é um direito.

-Liberação do FGTS; é o direito do trabalhador ao fundo de garantia.

-Seguro desemprego; O seguro desemprego, não é uma obrigação do empregador, mas sim uma obrigação do estado, a única obrigação do empregador é liberar os documentos para que esse pedido seja deferido.

-Multa do art. 479, CLT; é a multa por contrato a termo.

  • Extinção normal do contrato de trabalho

-É a extinção do contrato a termo, não antecipado.

Não há aviso prévio, pois o aviso prévio acontece quando o empregador pega o empregado de surpresa.

Direitos devidos:

-Férias; Proporcionais, tem direito.

-13°; tem direito ao beneficio.

-Saldo de salario; talvez.

-FGTS; tem direito.

- Multa de 40% sobre o valor do FGTS; o empregado não tem direito. Essa multa existe para proteger o trabalhador contra dispensa sem justa causa.

-Liberação do FGTS; O empregado tem direito.

-Seguro Desemprego; é uma dispensa sem justa causa, portanto ele não tem direito a seguro desemprego.

-Multa do art.479; Não tem direito.

  • Extinção (dispensa) antecipada ( pelo empregador) do contrato a termo

É aquele contrato onde um empregado foi contratado para fazer determinada obra, mas terminou antes do termino do contrato. Quais os direitos devidos do mesmo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com