TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratos

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

Érica Mariana de Souza – RA: 6819449800

Juliana Bispo de Morais – RA: 6816446993

Tatiane Camargo – RA: 6814000353

A.T. P. S. Direito Civil V

Contrato de Agência e Distribuição

Contrato de Comissão

Contrato de Corretagem

Professor: Wagner Elias Jacob

6ª Série

Bauru, 26 de outubro de 2015

CONTRATO DE AGÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO

Ambos os contratos estão tipificados nos artigos 710 a 721 do Código Civil.

O contrato de agência é aquele em que o agente mediante remuneração, assume a obrigação de realizar determinados negócios em nome do proponente. Pode ser caracterizado como contrato de representação comercial disposto pela lei 4.886/65. Sendo de grande utilidade ao comerciante que pretende expandir as vendas em outras cidades.

O agente incumbe-se de divulgar os produtos, atrair clientes, conhecer a concorrência e intermediar os negócios seguindo as orientações do proponente. Deve-se ter a cautela para não fechar vendas além da capacidade de produção do comerciante. É necessário que tenha registro no conselho da categoria.

O representante só pode atuar na área determinada e somente com aquela marca. Exemplo, vender cerveja Bavaria na região de Bauru. Também pode ser promoter de eventos, shows e feiras.

O proponente/comerciante incumbe-se de prover os produtos, pagar a remuneração do agente e observar sua exclusividade na área, ou seja, não pode contratar outro agente na mesma região.

Portanto, trata-se de contrato bilateral, oneroso, comutativo, personalíssimo, duradouro e informal.

Já o contrato de distribuição ocorre quando o agente/distribuidor compra a coisa regularmente do proponente/fornecedor para revendê-la a sua maneira. Exemplo: Revendedora de veículos

Contrato de comissão:

O Código Civil em seu artigo 693, descreve o que é um contrato de comissão, é aquele que tem por objeto a aquisição ou a venda de bens pelo comissário, em seu próprio nome à conta do comitente.

Um contrato muito utilizado pelo Direito Comercial, tem por característica ser um contrato consensual, bilateral, oneroso, comutativo e intuito personae.

Este é formado pelo comitente, aquele que ordena e orienta como deverá ser feito o negócio, e pelo comissário aquele que realizará o negócio em nome do comitente, um exemplo é em caso de grandes produtoras de café, o dono desta não dá conta de observar seu negócio por todos os lugares, desta forma contrata os serviços do comissário para que este faça seu papel, é um contrato baseado em confiança mutua.

No artigo 694, diz que o comissário fica diretamente obrigado para com as pessoas com quem contratar, ou seja em caso de ações estas não irão contra o comitente, nem ele contra ela, salvo se os direitos do comissário forem cedidos a qualquer das partes.

Podemos observar que o comissário tem ligação e obrigações diretas com os terceiros qual for negociar, demonstrando claramente o quão comercial é este contrato.

Em continuando as informações do código no artigo 695 nos informa que o Comissário é obrigado a agir conforme as ordens e instruções passadas pelo Comitente, caso não seja possível solicitar determinada instrução, que não esteja descrito em contrato, o Comissário deverá agir em conformidade a casos semelhantes.

Ainda em seu parágrafo único, diz que se da atitude do comissário trouxer vantagens ao comitente, esta será considerada com justificada, embora o mesmo não tenha conversado diretamente com o comitente este acabou obtendo frutos devido o embasamento em casos semelhantes, mas caso tenha algo explicito no contrato o comissário terá que agi em conformidade com o descrito ali.

Uma das obrigações do comissário está descrita no artigo 696, o mesmo tem que agir de forma cuidadosa e diligente, pensando não só em evitar prejuízos ao comitente, mas também evitando prejuízo ao seu próprio lucro.

Fica claro em seu parágrafo único que salvo motivo por força maior o comissário responderá pelos prejuízos que por ação ou omissão, ocasionar ao comitente, demonstrando o quão importante é o comitente agir de forma atenta e em conformidade com aquilo que fora pactuado.

O artigo 697 informa que o comissário não respondera pela insolvência das pessoas quais tratar, ou seja este artigo o isenta de responsabilidades devido a insolvibilidade de terceiros, mas será também verificado se houve dolo por parte do comissário.

Art. 698 traz a clausula del credere que diz respeito ao comissário responder de forma solidaria com aqueles que houver tratado, salvo contrário, o comissário tem direito a perceber remuneração mais elevada para que desta forma compense o ônus assumido.

Este artigo está ligado com o anterior, mas de forma que aqui traz uma clausula expressa em que o comissário respondera pelo terceiro insolvente, esta clausula é um comprometimento do comissário à liquidez do debito contraído.

Quanto ao prazo para pagamento o artigo 699 diz que o comissário estará autorizado a conceder dilação de prazo para pagamento, desde que em conformidade dos usos do lugar onde foi realizado o negócio e se o comitente não o tiver instruído de forma diversa, vale salientar que de qualquer forma o comitente terá de ser informado sobre esta dilação.

Porem caso as instruções do comitente forem de proibição quanto a dilação de prazo, o comitente poderá fazer com que o comissário arque com o incontinenti ou responda pelas consequências ocasionadas pela dilação deste prazo, o mesmo valerá caso o comitente não seja comunicado dessa dilação, vale observar também que deverá estar de acordo aos usos do local. Isto é o que nos informa o artigo 700.

Quanto a remuneração do comissário diz o artigo 701 que caso não esteja estipulada em contrato, a remuneração se arbitrada de acordo aos usos correntes do lugar, lembrando que esta remuneração tem que ser convencionada pelas partes, na hora do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com